Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10384
Título: Dualidade onda-partícula : uma sequência didática para o Ensino Médio com foco em atividades investigativas
Autor(es): Monico, Kleidiani Moreira
Orientador: Alvarenga, Flávio Gimenes
Data do documento: 24-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Há algumas décadas, o ensino de tópicos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio tinha um papel secundário e muitas vezes era simplesmente deixado de lado. Entretanto, atualmente vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde as informações circulam com grande velocidade e os avanços científicos e tecnológicos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Desta forma, os conteúdos relacionados com a Física Moderna e Contemporânea passaram a ter uma importância que talvez antes não existisse, e o ensino deste conteúdo no Ensino Médio passou a ter um caráter obrigatório. Neste contexto, apresentamos neste trabalho uma proposta para o Ensino do conteúdo Dualidade Onda-Partícula em uma perspectiva investigativa. Com base nessa perspectiva construímos uma sequência de ensino, composta de textos de apoio conceitual, atividades e roteiros de demonstrações experimentais. A metodologia utilizada é baseada em atividades investigativas. Para subsidiar nossa análise, os dados foram processados por meio de aplicação de questionário, gravações das aulas e de um diário de campo. A sequência foi aplicada no primeiro semestre de 2018, em uma turma, com 35 alunos, do segundo ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Aflordízio Carvalho da Silva, situada em Vitória, Espírito Santo (ES). A pesquisa de natureza quali-quanti, teve como principal objetivo analisar a aprendizagem dos conteúdos conceituais dos estudantes. De acordo com os resultados obtidos é possível perceber como as atividades desenvolvidas durante a intervenção possuem potencial para favorecer a aprendizagem conceitual
A few decades ago, the teaching of topics related to Modern and Contemporary Physics in High School played a secondary role and was often simply overlooked. However, we currently live in an increasingly globalized world where information circulates with great speed and scientific and technological advances are increasingly present in our daily. In this way, the content related to Modern and Contemporary Physics started to have an importance that maybe did not exist before, and the teaching of this content in High School started to have a mandatory character. In this context, we present in this work a proposal for the Teaching of Wave-Particle Duality content in an investigative perspective. Based on this perspective we constructed a teaching sequence, composed of conceptual support texts, activities and scripts for experimental demonstrations. The methodology used is based on investigative activities. To support our analysis, the data were processed through the application of a questionnaire, recordings of classes and a field diary. The sequence was applied in the first semester of 2018, in a class, with 35 students, from the second year of High School of the School State of Elementary and High School Aflordízio Carvalho da Silva, located in Vitória, Espírito Santo (ES). The research of quali-quanti nature, had as main objective to analyze the learning of the conceptual contents of the students. According to the results obtained, it is possible to perceive how the activities developed during the intervention have the potential to favor conceptual learning
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10384
Aparece nas coleções:PPGENFIS - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
tese_12522_Dissertação Preliminar - aluna Kleidiani Monicopdf.pdf1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.