Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10464
Título: NARRATIVAS DE PROFESSORES: SENTIDOS DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(es): NOVAIS, R. M. M. C.
Palavras-chave: Formação continuada;Educação Infantil;Projeto de formação
Data do documento: 14-Ago-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: NOVAIS, R. M. M. C., NARRATIVAS DE PROFESSORES: SENTIDOS DAS TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo: Esta pesquisa em nível de mestrado se insere no campo da formação continuada de professores desenvolvida no contexto da Educação Infantil, com enfoque em um projeto promovido por uma rede municipal de ensino no período de 2002 a 2016. Como objetivo geral, buscou-se compreender os sentidos atribuídos pelos professores à sua trajetória de formação, articulada com a participação em projeto de formação continuada da Educação Infantil. Com esse propósito, perspectivou-se conhecer os elementos considerados pelos sujeitos como marcantes nesse processo de formação, bem como analisar os percursos formativos vivenciados pelos professores nele envolvidos. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, o estudo empreendido foi de natureza qualitativa e se insere no bojo dos estudos com abordagem (auto)biográfica, utilizando a metodologia narrativa. As interlocutoras da pesquisa são as professoras que vivenciaram o projeto de formação tanto como participantes quanto como formadoras. Os procedimentos metodológicos adotados foram a aplicação de um questionário às participantes da pesquisa, para a composição do perfil do grupo, a realização de rodas de conversa com os sujeitos e a busca por registros referentes ao projeto de formação selecionado que auxiliassem na narrativa dessa história vivenciada coletivamente. Como resultados do estudo desenvolvido, os sentidos compreendidos no diálogo com as narrativas das professoras (participantes e formadoras) afirmam a relevância da formação continuada justificada por motivações diversas. Assinalam, também, numa análise de sua organicidade, a validação da instituição de Educação infantil como lócus privilegiado de formação continuada, mas acrescentam a necessidade do investimento em outras oportunidades fora da escola, possibilitando uma interlocução diferenciada com sujeitos diversos. Assim, os sentidos compreendidos enunciam sobre uma formação continuada que comporta uma multiplicidade de configurações e sentidos e sinalizam para que sua constituição se dê, cada vez mais, partilhada com o professor.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10464
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12592_DISSERTAÇÃO RUSLANE.pdf3.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.