Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10465
Título: Pré-aposentadoria: Expectativas dos Técnico-administrativos em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo.
Autor(es): PARREIRA, V. A.
Palavras-chave: Pre-retirement;Public servant;Perception;Retirement Prepa
Data do documento: 27-Jul-2017
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: PARREIRA, V. A., Pré-aposentadoria: Expectativas dos Técnico-administrativos em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo.
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo compreender os sentimentos dos técnico-administrativos em educação do Campus Vitória, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) em fase de pré-aposentadoria. Sua justificativa reside no fato de que as pessoas, de modo geral, não estão preparadas para a aposentadoria, levantando dúvidas e demonstrando sofrimento quando esse momento decisivo em suas vidas vai se aproximando. Nesse cenário, a aposentadoria tem sido percebida como uma das perdas mais significativas na vida humana, com impactos nos campos social, ocupacional, financeiro e psicológico. A pesquisa foi realizada com 11 servidores técnico-administrativos em educação pertencentes ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitória, sendo 7 mulheres e 4 homens, com idades compreendidas entre 51 e 68 anos. A abordagem utilizada na pesquisa foi qualitativa, com dados coletados por meio de entrevista semiestruturada, cujas transcrições passaram pela análise de conteúdo de Bardin (2011). Ao final, percebeu-se a necessidade de implantar medidas no Campus, direcionadas aos servidores em fase de pré-aposentadoria. Como produto técnico resultante desta dissertação, é apresentada proposta de implantação de um Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) como Política Institucional no Ifes para preparar o servidor que pretende encerrar suas atividades na instituição, a fim de viabilizar a elaboração de projetos de vida após a ruptura de seu vínculo de trabalho. Esta dissertação foi desenvolvida em consonância à linha de pesquisa Gestão de Operações no Setor Público. Palavras-chave: Pré-aposentadoria. Servidor público. Percepção. Programa de Preparação para Aposentadoria.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10465
Aparece nas coleções:PPGGP - Dissertações de mestrado profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_10986_Dissertação final_VANESSA ALESSANDRA PARREIRA.pdf2.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.