Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10467
Title: Ontologia nos Estudos Organizacionais: uma Investigação Indutiva/etnográfica para a Organização Escolar Pública Capixaba
metadata.dc.creator: AMERICO, B. L.
Issue Date: 29-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: AMERICO, B. L., Ontologia nos Estudos Organizacionais: uma Investigação Indutiva/etnográfica para a Organização Escolar Pública Capixaba
Abstract: A presente tese utiliza um método indutivo e etnográfico como um meio de desenvolver estudos organizacionais que não aceitem a priori conceitos e teorias muitas vezes forjados a partir de diferentes lógicas e realidades que acabam direcionando o olhar do pesquisador e a própria pesquisa nas organizações brasileiras. A organização escolhida para desenvolver a pesquisa foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Regência (EEEFM VR), que faz parte da Secretaria de Estado da Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU). O caminho metodológico permitiu uma contribuição ao campo de estudos críticos em administração (ECA), já que demonstrou que a organização escolar pública estudada não é oprimida pela SEDU ou resiste de forma contundente as normas desta secretaria de estado da educação. Ao invés, a EEEFM VR inclui as normas da SEDU para produzir fatos e artefatos organizacionais inovadores, como projetos educacionais (ambientais, sociais, políticos) que acabam sendo premiados, gerando recursos para a organização escolar reinvestir no desenvolvimento de novos projetos. Nessa esteira, a presente tese debate como esta organização desenvolveu a oferta singular de educação no local, gerou circuitos de credibilidade (ou não) para suas produções, lidou com controvérsias geradas em torno da oferta da educação por meio de projetos educacionais e conseguiu construir e enact a oferta da educação ao longo do ano escolar de 2016.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10467
Appears in Collections:PPGADM - Teses de doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12594_Tese _ FINAL Bruno.pdf5.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.