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Título: Avaliação do conhecimento sobre higiene bucal de pacientes atendidos em um curso de odontologia como precursor de mudanças de paradigmas de ensino
Autor(es): Assis, Larissa Oliveira de
Orientador: Rosetti, Elizabeth Pimentel
Coorientador: Carvalho, Raquel Baroni de
Data do documento: 26-Jan-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: ASSIS, Larissa Oliveira de. Avaliação do conhecimento sobre higiene bucal de pacientes atendidos em um curso de odontologia como precursor de mudanças de paradigmas de ensino. 2018 56 f. Dissertação (Mestrado em Clínica Odontológica) - Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
Resumo: A prática de educação em saúde tem como propósito contribuir no cuidado e na promoção da saúde, fornecendo o controle saúde-doença e a condução de seus hábitos por meio da inserção de conhecimento. Este estudo tem por objetivo comparar o grau de conhecimento sobre higiene bucal de indivíduos que estão em tratamento integrado na clínica integrada do Curso de Odontologia da UFES com indivíduos que não estão realizando tratamento odontológico. Outro objetivo é utilizar como modelo de estudo o cuidado centrado na pessoa nos serviços clínicos do Curso de Odontologia da UFES iniciando por mudanças na rotina clínica, no ambiente de ensino/aprendizado. Trata-se de um estudo transversal do tipo exploratório avaliou 174 pacientes que foram divididos em 87 pacientes que estavam em tratamento odontológico e recrutou 87 indivíduos que estavam na sala de espera acompanhando os pacientes atendidos, mas não faziam tratamento odontológico. Em relação ao perfil da amostra que o gênero feminino foi predominante em ambos os grupos (71,26%). Em relação à higiene bucal realizada 3 vezes ao dia correspondeu a 50,57% para o grupo em tratamento e 54,02% para o grupo de pacientes que não estão em tratamento. Quanto às questões envolvendo perda dentária para pacientes em tratamento odontológico 93,10% apresentaram e no grupo controle 80,46%, e aproximadamente metade da amostra de ambos os grupos desconhecia o motivo da perda dentária. Pode-se concluir que torna-se evidente que o ensino não apresentou uma ênfase em prevenção justificando a necessidade de mudança de paradigma de ensino para um modelo voltado para a pessoa, e com esta finalidade foi proposto à implementação de um protocolo preventivo na Clínica Odontológica de ensino.
The practice of health education aims to contribute to the care and promotion of health, providing health-disease control and the conduct of their habits through the insertion of knowledge. This study aims to compare the degree of knowledge about oral hygiene of individuais who are in integrated treatment in the integrated clinic of the Dental Course of UFES with individuais who are not performing dental treatment. Another objective is to use as a study model the person-centered care in the clinicai services of the Dentistry Course of the UFES beginning with changes in the clinicai routine in the teaching / leaming environment. This was a cross-sectional exploratory study of 174 patients who were divided into 87 patients who were in dental treatment and recruited 87 individuais who were in the waiting room following the patients attended but did not receive dental treatment. Regarding the profile of the sample, the female gender was predominant in both groups (71.26%). Regarding oral hygiene performed 3 times a day corresponded to 50.57% for the group being treated and 54.02% for the group of patients that were not being treated. Regarding dental loss issues for patients undergoing dental treatment, 93.10% presented and in the control group 80.46%, and approximately half of the sample of both groups did not know the reason for tooth loss. It can be concluded that it is evident that teaching did not present an emphasis on prevention, justifying the need to change the paradigm of teaching to a person-oriented model, and with this purpose it was proposed to implement a preventive protocol in the Dental Clinic education.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10586
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