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Título: Gestão escolar e os processos de inclusão na escola comum : um estudo comparado internacional
Autor(es): Godoy, Ellis Regina dos Santos
Orientador: Célio Sobrinho, Reginaldo
Data do documento: 14-Ago-2018
Citação: GODOY, Ellis Regina dos Santos. Gestão escolar e os processos de inclusão na escola comum: um estudo comparado internacional. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação, Vitória, 2018.
Resumo: Este estudo teve por objetivo geral analisar aspectos do trabalho do diretor escolar que considere a perspectiva inclusiva de alunos público-alvo da Educação Especial matriculados em escolas de ensino comum localizadas nos municípios de Vitória-BR e Xalapa-MEX. Considerando o debate em torno das teorias de gestão escolar (PARO, 2010; LUCK, 2012; LIBÂNEO, 2013), foi necessário dialogar sobre os modos de trabalho do diretor escolar e os desdobramentos dessa prática para a Educação Especial. Esta pesquisa se delineou como um estudo comparado internacional, que focalizou o trabalho de gestão escolar desenvolvido em escolas de ensino comum localizadas em Vitória-BR e em Xalapa-MEX. A pesquisa envolveu três escolas mexicanas e duas escolas brasileiras. A coleta de dados nas duas realidades foi realizada em 2017, sendo que, em território mexicano ocorreu durante uma missão de estudos internacionais. Nesse contexto, recorreu-se à análise e discussão do papel do diretor escolar no processo de inclusão de alunos com deficiência nessas duas realidades. Como aporte teórico, os conceitos de Norbert Elias (1993; 1994; 2006) auxiliam a pensar em sociedade e indivíduo como entes indissociáveis. Nessa concepção, o trabalho do diretor perpassa as relações sociais e as múltiplas figurações da qual ele faz parte. Os dados apontam a necessidade de superar a fragmentação das tarefas no cotidiano escolar, a qual considera a figura do diretor de forma hierarquizada e separada do contexto pedagógico de sua atuação, fugindo ao modelo da Nova Gestão Pública. Além disso, trata-se também de repensar os processos de formação dos docentes para atuar com os alunos público-alvo da Educação Especial, de maneira a fomentar práticas inclusivas nesse contexto, sugerindo a participação de todos os profissionais no processo de inclusão. Considerando os dados sistematizados e utilizando o referencial teórico de Norbert Elias, pode-se observar que o diretor escolar não se constitui sozinho nesse contexto, pois sua prática depende, em grande medida, das muitas ações dos diferentes indivíduos que compõem esse espaço.
The objective of this study was to analyze aspects of the work of the school director that considers the inclusive perspective of public-targeted students of Special Education enrolled in common schools located in the municipalities of Vitória-BR and Xalapa-MEX. Considering the debate about school management theories (PARO, 2010, LUCK, 2012, LIBÂNEO, 2013), it was necessary to discuss the ways of working of the school director and the developments of this practice for Special Education. This research was delineated as a international comparative study, which focused on the school management work developed in common schools located in Vitória-BR and Xalapa-MEX. The research involved three Mexican schools and two Brazilian schools. Data collection in both realities was carried out in 2017, and in Mexico it occurred during a mission of international studies. In this context, we resorted to the analysis and discussion of the role of the school director in the process of inclusion of students with disabilities in these two realities. As a theoretical contribution, the concepts of Norbert Elias (1993, 1994, 2006) help to think of society and individual as inseparable entities. In this conception, the director's work permeates social relations and the multiple figurations of which he is a part. The data point out the need to overcome the fragmentation of tasks in the daily school life, which considers the role of the director in a hierarchical way and separated from the pedagogical context of his performance, avoiding the model of the New Public Management. In addition, it is also a question of rethinking the processes of teacher training to work with the target audience of Special Education in order to foster inclusive practices in this context, suggesting the participation of all professionals in the inclusion process. Considering the systematized data and using the theoretical reference of Norbert Elias, it can be observed that the school director is not alone in this context, because its practice depends to a great extent on the many actions of the different individuals that compose this space.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10620
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