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dc.contributor.advisorRosa, Alexandre Reis-
dc.date.accessioned2018-12-20T13:32:43Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T13:32:43Z-
dc.identifier.citationBATISTA, J. C., Entre a Responsabilidade Social Empresarial (rse) e o Negócio Social (ns): Estudo de Caso de uma Cooperativa em Açucena - Mgpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10648-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectResponsabilidade social empresarialpor
dc.subjectNegócio Socialpor
dc.subjectCooperativapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.titleEntre a responsabilidade social empresarial (RSE) e o negócio social (NS): estudo de caso de uma Cooperativa em Açucena - MGpor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc65-
dc.subject.br-rjbnResponsabilidade social da empresa - Açucena (MG).por
dcterms.abstractEste estudo busca compreender como as ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) de uma empresa de celulose podem contribuir para o surgimento de negócios sociais (NS) na forma de uma cooperativa de produção de alimentos no Município de Açucena MG. Para essa investigação, utiliza-se o pressuposto teórico de que por meio da prática da responsabilidade social empresarial é possível ir além das doações filantrópicas e impulsionar negócios que sejam sustentáveis para a comunidade. Nessa concepção, novas formas de organização podem surgir no terceiro setor de forma a erradicar a pobreza e manter a sustentabilidade das comunidades carentes através da geração de emprego e renda. Realizou-se uma pesquisa predominantemente qualitativa por meio de um estudo de caso único incorporado, com utilização das técnicas de coleta de dados: entrevista semiestruturada, pesquisa documental e aplicação de survey a título de confirmação e validação dos dados. Os sujeitos de pesquisa foram dois colaboradores daempresa CENIBRA, quatro colaboradores do Instituto, um representante da Prefeitura Municipal de Açucena e doze cooperados da Sabor Solidário. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo com categorias definidas a posteriori. Os dados revelam que a RSE praticada pela empresa CENIBRA considera o tripé da sustentabilidade: o econômico, o social e o ambiental, o que permite que a empresa adote ações que propicie o desenvolvimento sustentável para as comunidades. Aadoção dessa prática permitiu que a empresa colaborasse para o surgimento da Cooperativa Sabor Solidário no Município de Açucena MG, sendo esta considerada um empreendimento sustentável capaz de colaborar para a redução da pobreza. A cooperativa permite a empregabilidade dos seus cooperados e a obtenção de renda para o seu sustento, além da redução da vulnerabilidade social. Ademais, a pesquisa revelou que a cooperativa pode ser considerada um NS, com base nos sete princípios de Muhammad Yunus. Esta pesquisa buscou contribuir com o campo teórico-empírico das abordagens de RSE e NS, ambas com uma perspectiva capaz de promover trabalho e renda de forma sustentável para população carente.por
dcterms.abstractThis study seeks to understand how the Corporate Social Responsibility (CSR) actions of a pulp company can contribute to the emergence of social business (NS) in the form of a food production cooperative in the Municipality of Açucena - MG. For this research, the theoretical assumption is that through the practice of corporate social responsibility, it is possible to go beyond philanthropic donations and promote businesses that are sustainable for the community. In this conception, new forms of organization can emerge in the third sector in order to eradicate poverty and maintain the sustainability of poor communities through the generation of jobs and income. A predominantly qualitative research was carried out through a single case study, using data collection techniques: semi-structured interview, documentary research and survey application as confirmation and validation of the data. The research subjects were two collaborators of the company CENIBRA, four employees of the Institute, a representative of the City Hall of Açucena and twelve cooperative members of Sabor Solidário. The data were analyzed in the light of the analysis of content with categories defined a posteriori. The data show that CSR practiced by CENIBRA considers the tripod of sustainability: economic, social and environmental, which allows the company to adopt actions that foster sustainable development for the communities. The adoption of this practice allowed the company to collaborate for the emergence of the Cooperativa Sabor Solidário in the Municipality of Açucena - MG, which is considered a sustainable enterprise capable of collaborating to reduce poverty. The cooperative allows the employability of its members and the obtaining of income for their livelihood, in addition to reducing social vulnerability. In addition, the research revealed that the cooperative can be considered a NS, based on the seven principles of Muhammad Yunus. This research sought to contribute with the theoretical-empirical field of CSR and NS approaches, both with a perspective capable of promoting work and income in a sustainable way for the needy population.eng
dcterms.creatorBatista, Jéssica da Cruz-
dcterms.formatTextpor
dcterms.issued2018-09-03-
dcterms.languageporpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqAdministraçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Administraçãopor
dc.contributor.refereeCruz, César Albanes de Mendonça-
dc.contributor.refereeAmaro, Rubens de Araújo-
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