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Título: Cenografias e ethos institucional no discurso publicitário infantil do McDonald's
Autor(es): Lemos, Letícia da Silva
Orientador: Figueira, Luís Fernando Bulhões
Coorientador: Costa, Júlia Maria Almeida da
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Considerando que o discurso publicitário direcionado para o público infantil tem forte impacto nas vendas do McDonald’s e que este segmento vem sofrendo restrições pela legislação vigente, a pesquisa propõe analisar, frente a essas condições, as estratégias discursivas em anúncios do McLanche Feliz. Desde 1979, a empresa relaciona o produto a personagens do mundo infantil, assim selecionamos três anúncios do McLanche Feliz veiculados nos anos de 2015, 2016 e 2017 para a análise. A perspectiva teórica a ser utilizada para realizar esse estudo é a Análise do Discurso Francesa, tendo sobretudo no trabalho de Dominique Maingueneau (1997, 2004, 2008, 2013 e 2015) e nas categorias de interdiscurso, cenografia e ethos discursivo o seu embasamento para análise. Ao dar voz a personagens de filmes e histórias infantis, os anúncios publicitários do McLanche Feliz apresentam cenografias persuasivas, corroborando para construir um ethos institucional da marca com o qual pretende identificar seu público-alvo. Com este trabalho, acreditamos ter lançado luz sobre as estratégias e limites da publicidade voltada para o público infantil, bem como para o modo como buscam a adesão de crianças em período de formação.
Considering that the advertising discourse directed at the children's audience can be pointed out as one of the main factors responsible for the high number of sales of the company McDonald's, and also that this segment is also being restricted by the current legislation, the research proposes to analyze, the discursive strategies in McLanche Happy ads. Since 1979 the company has been linking the product to characters from the children's world, however, we have selected three McLanche Feliz ads that are being broadcast in the years 2015, 2016 and 2017 for analysis. The theoretical perspective to be used to carry out this study is the French Discourse Analysis, with Dominique Maingueneau (1997, 2004, 2008, 2013 and 2015) and in the interdiscourse, scenography and ethos categories the basis for analysis. It is believed that by giving voice to characters from children's movies and stories, McLanche Feliz's commercials feature persuasive scenarios that include space, time, and enunciators that corroborate to build an institutional ethos of the brand to which it intends to identify its target audience. With this work, it is hoped to shed light on the strategies and limits of publicity aimed at the children's audience, as well as how they seek the adherence of children in training.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10678
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