Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10740
Título: PRIORIZAÇÃO da Manutenção de Superestrutura Ferroviária Através de Programação Por Metas
Autor(es): MOURA, D. F.
Palavras-chave: Programação por Metas;Manutenção Ferroviária;Superestrutur
Data do documento: 28-Nov-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MOURA, D. F., PRIORIZAÇÃO da Manutenção de Superestrutura Ferroviária Através de Programação Por Metas
Resumo: Definir a estratégia adequada de manutenção é tarefa essencial para a ferrovia que almeja longevidade em seus negócios e busca alcançar objetivos de longo prazo. Em muitos casos, essa tarefa envolve objetivos múltiplos, incomensuráveis e conflitantes. Esse artigo apresenta uma ferramenta que permite priorizar a manutenção de superestrutura ferroviária a partir de um cenário de demanda de manutenção de componentes e características geométricas, ambientais e demográficas existentes ao longo do traçado da via. Dentre as técnicas de otimização para auxiliar a tomada de decisão existentes, a Programação por Metas foi utilizada por permitir a existência de objetivos múltiplos. Os resultados obtidos demonstraram que o modelo proposto possibilitou a priorização das metas definidas como mais importantes e se mostrou útil na apresentação de cenários que facilitam a escolha dos locais de manutenção de superestrutura.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10740
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12754_Dissertação.pdf4.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.