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http://repositorio.ufes.br/handle/10/10797
Título: | Feira de Ciências: uma proposição metodológica para articular teoria-prática utilizando o Diagrama V |
Autor(es): | Xavier, Lucas Antonio |
Orientador: | Segatto, Breno Rodrigues |
Coorientador: | Ferracioli, Laércio Evandro |
Data do documento: | 14-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Essa dissertação apresenta um estudo descritivo de algumas atividades
experimentais de Hidrostática/Hidrodinâmica e Eletrodinâmica para a Feira de
Ciências da Escola Estadual do Ensino Fundamental e Médio Professora
Filomena Quitiba, situada no município de Piúma-ES, com histórico de 35 anos
de realização anual do evento. As atividades desenvolvidas foram permeadas
pelo método do Diagrama V, proposto por David Bob Gowin em 1977. Para
infundir esse método no evento científico foram oportunizadas Oficinas
Pedagógicas para os grupos de alunos das três séries do Ensino Médio. A
proposta de utilização desse instrumento heurístico, por sua usabilidade no
contexto experimental, é a de promover a ruptura de práticas de roteiros
tradicionais. Foram estruturadas e ofertadas duas oficinas pedagógicas para
estudantes do Ensino Médio regular com o objetivo de realizar a imersão
desses alunos no novo método. Após a realização das oficinas foram
realizadas atividades para promover maior familiaridade com o novo
instrumento. O pesquisador desenvolveu junto aos alunos dezoito atividades
experimentais de Física e destas, foram selecionadas dez atividades como
objeto desta pesquisa, sendo seis grupos formados com alunos do primeiro
ano, um grupo do segundo ano e três grupos do terceiro ano. Foram sete
atividades de Fluidos e três de Eletrodinâmica, tendo o Diagrama V como norte
dos procedimentos de orientação, coleta de dados e avaliação em todo o
processo. Os Diagramas Vs produzidos pelos grupos de alunos foram
analisados a partir dos critérios propostos por Novak e Gowin (1984) e Prado
(2015) para estabelecer os critérios de valor. Fazendo uma avaliação geral do
processo, constata-se que a infusão da heurística de Gowin foi exitosa ao
propiciar a visão do pensar com a práxis na construção do conhecimento.
Pode-se inferir que esses estudantes começaram a perceber a importância da
dinâmica do Diagrama V como instrumento referencial para os experimentos
desenvolvidos para a Feira de Ciências e para explicação destes ao público
visitante. This dissertation presentsa descriptive study about some experimental activities of Hydrostatic / Hydrodynamic and Electrodynamic for the Science Fair of the State School of Elementary and High School levels “Teacher Filomena Quitiba”,located in Piúma city -ES, with a history of 35 years of annual event. The activities developed were permeated by V Diagram Method, proposed by David Bob Gowin in 1977. To instill the method in the scientific event, Pedagogical Workshops were organized for the groups of students of the three series ofHigh School. The proposal to use this heuristic instrument, due to its usability in the experimental context, is to promote the breaking of traditional itinerary practices. Two pedagogical workshops for regular high school students have been structured and offered with the objective of immersing these students in the new method. After the completion of the workshops, activities were carried out to promote greater familiarity with the new instrument. The researcher developed together with the groups of students eighteen experimental activities of Physics and were selected ten of them as object of this research: six groups were formedwith students of the first year, one group with studentsof the second year and three groups with studentsof the third year. Seven activities aboutFluids and three activitiesaboutElectrodynamics were carried out having the V Diagram as the north of the orientation procedures, data collection and evaluation throughout the process. The Vs diagrams produced by the groups of students were analyzed based on the criteria proposed by Novak and Gowin (1984) and Prado (2015) to establish the value criteria. In a general evaluation, it can be verified thatthe infusion of Gowin's heuristic was successful in propitiating the vision of thinking with praxis in the construction of knowledge. It can be inferred that these students began to perceive the importance of the dynamics of V Diagram as a referential instrument for the experiments developed for the Science Fair and for their explanation to the visiting public. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10797 |
Aparece nas coleções: | PPGENFIS - Dissertações de mestrado |
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