Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10829
Título: Efeito de antimicrobianos sobre biofilmes de Stenotrophomonas maltophilia em diferentes estágios de formação
Autor(es): CARVALHAIS, B. E. S.
Orientador: SANTOS, K. V.
Data do documento: 6-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: CARVALHAIS, B. E. S., Efeito de antimicrobianos sobre biofilmes de Stenotrophomonas maltophilia em diferentes estágios de formação
Resumo: A S. maltophilia é um bacilo gram-negativo potencialmente formador de biofilme. Neste estudo, composto por 19 amostras confirmadas bioquímica e molecularmente, foi avaliado a similaridade entre essas amostras por ERIC- PCR, mostrando alta similaridade entre elas, e 3 grupos que apresentam mesmo padrão de bandas. Foi avaliado a capacidade dos isolados de formar biofilme. Sendo todas as amostras produtoras, foi feito um ensaio da cinética de formação do biofilme e demonstrado que a S. maltophilia se adere até a 4a hora de incubação, tem o crescimento exponencial do biofilme entre 4a e 8a hora e incubação. E a fase de maturação a partir da 8a hora de incubação alcançando a fase platô de biofilme em 24 horas. No teste do MIC foi encontrado que todas as amostras são sensíveis a levofloxacina e ao SXT. Dezenove amostras foram sensíveis ao cloranfenicol e apenas 1 foi intermediária. Foi encontrado amostras resistentes a ceftazidima e a gentamicina. No biofilme, gentamicina foi o antimicrobiano com melhor atividade em todos os tempos de formação. Ceftazidima foi o menos eficaz contra o biofilme de 24 horas e SXT, considerado o fármaco de 1a escolha, foi o menos eficaz em biofilme de 4 e 6 horas. A razão MIC-b/MIC mostrou que a concentração de antimicrobiano para reduzir 1log10 da D.O. do controle é muito maior que em células planctônicas. Esse trabalho mostra que a ação dos antimicrobianos contra o biofilme de S. maltophilia é dependente do tempo de formação do biofilme, quanto mais novo o biofilme, melhor será a ação do antimicrobiano. Palavras-chave: Stenotrophomonas maltophilia, MIC-b, cateter, hemodiálise, ERIC-PCR.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10829
Aparece nas coleções:PPGCFAR – Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_12813_Dissertação Preliminar - Bárbara Ellen Santos Carvalhais.pdf
  Restricted Access
1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.