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Título: O ensino de História em escolas do ensino médio regular noturno na rede estadual no município de Serra-ES : uma análise de práticas docentes na apropriação do currículo formal
Autor(es): Reis, Ailton Marcos dos
Orientador: Oliveira, Ueber José de
Data do documento: 13-Dez-2018
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: REIS, Ailton Marcos dos. O ensino de História em escolas do ensino médio regular noturno na rede estadual no município de Serra-ES: uma análise de práticas docentes na apropriação do currículo formal . 2018. 301 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal do Espírito Santo, São Mateus, 2018.
Resumo: O presente trabalho é um estudo qualitativo que visa trazer contribuições para as pesquisas destinadas ao ensino de História, especialmente as de âmbito regional, analisando a História Ensinada, em uma amostragem de escolas do município de Serra – ES, no Ensino Médio Regular Noturno, segmento de ensino este que tem sido pouco pesquisado, especialmente no Estado do Espírito Santo. A principal indagação que norteia o trabalho é: “quais práticas de ensino de História os docentes realizam no Ensino Médio Noturno na Rede Estadual do Espírito Santo?” Procuramos analisar as formas pelas quais os docentes se apropriam do currículo formal e o transformam em currículo praticado. Através de entrevistas semiestruturadas, do acompanhamento do cotidiano dos sujeitos participantes da pesquisa, em sua rotina de trabalho, e por meio da análise documental de seus registros de planejamentos, dos cadernos dos educandos e dos livros didáticos utilizados, buscamos perceber, a partir dos dados obtidos, nas práticas desses docentes, as influências das diferentes correntes historiográficas, quais relações se destacam entre currículo formal e currículo praticado e as características mais marcantes da História Ensinada no objeto estudado. Para dar maior fundamentação à análise proposta, apresentamos também um pequeno panorama das diferentes correntes historiográficas, buscando apontar as influências que elas tiveram sobre a História Ensinada, bem como estabelecemos um breve histórico da constituição da História enquanto disciplina escolar. Concluímos que a característica mais marcante do currículo real de História praticado pelos docentes participantes de nosso estudo é aquilo que Sacristán (2000) denomina de “currículo moldado pelos professores”, no qual estes sujeitos ativos, moldam, a partir de sua leitura de mundo e da sua cultura profissional, as proposições que lhes são colocadas, provocando alterações na estrutura dos significados das prescrições curriculares oficiais. A base teórica que fundamenta este estudo é proveniente dos conceitos de prática, apropriação e representação (CHARTIER 1988), bem como estratégia, tática e astúcia (CERTEAU, 2009). Em relação à questão curricular, nos orientamos por Moreira e Silva (2001), Sacristán (2000) e Silva (2007). O caminho metodológico utilizado é a pesquisa participante (BRANDÃO, 1987; DEMO, 1984; SCHMIDT; 2006).
The following research is a qualitative study, intending to contribute for the researches on History Teaching, especially regarding local aspects, analyzing History Teaching based on a sampling from schools at the city of Serra -ES, taken from the Nocturnal High School, a teaching segment wich still lacks research, especially at the Espírito Santo state. The main question that leads the study is “Wich are the practices adopted by the teachers at the public Nocturnal High Schools of Espírito Santo?”. We will analyze how the teachers appropriate from the regular curriculum and transform into a practical curriculum. Through semistructured interviews and following the professorial routine of the subjected at this research, and also through documental analysis of their planning records, students notebooks, didactic books used, we intend, from the obtained data, to perceive, on the practices of these teachers, the influences of diverse historiographical approaches, wich relations highlight among regular and practical curriculum, and the most distinguishing characteristics of History Teaching over the studied object. In order to further ground the proposed analysis, we also present a brief prospect of the different historiographical approaches, aiming to point influences over History Teaching, as we also establish a brief track record of History as a constitute school subject. We conclude that the most remarkable characteristic of the real History curriculum put into practice by the participants of our research, is what Sacristán (2000) denominates “curriculum shaped by teachers”, on wich, these active subjects shape, through their own worldview and their professional culture, the propositions that they have to deal with, shaping changes on the meaning structures of the official curricular prescriptions. The theoretical basis that underlie this study come from the concepts of practice, appropriacy and representation (CHARTIER, 1988), as well as strategy, tactics and cunning (CERTEAU, 2009). Regarding the curricular matter, Moreira and Silva (2001), Sacristán (2000) and Silva (2007) guide us. The methodological path used is the participant research (BRANDÃO, 1987; DEMO, 1984; SCHMIDT; 2006).
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