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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorALMEIDA, U. R.
dc.date.accessioned2019-03-11T12:56:12Z-
dc.date.available2019-03-11
dc.date.available2019-03-11T12:56:12Z-
dc.identifier.citationLOUREIRO, C. B., RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFESpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10867-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleRELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA DO IFESpor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractRESUMO Este estudo analisa as relações étnico-raciais na formação inicial de professores de Química em um Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os sujeitos da pesquisa são pessoas envolvidas nessa formação, como licenciandos, servidores administrativos, professores e gestores da instituição. Foi problematizado como os estudantes lidam com a questão étnico-racial em um curso da área de exatas que se propõe a formar professores. Os objetivos específicos incluem: a) descrever os conhecimentos produzidos relativos às questões étnico-raciais pelos licenciandos em Química; b) analisar como os licenciandos pensam sua formação quanto às relações étnico-raciais e como isso intervém em suas vidas como futuros docentes; c) compreender que estratégias são utilizadas na formação de professores de Química, sob a ótica dos estudantes, para lidar com as relações étnico-raciais. O estudo, de caráter qualitativo, foi embasado metodologicamente na pesquisa de intervenção e os instrumentos utilizados foram: visitas a campo, convivência com os sujeitos da pesquisa, diário de campo, entrevistas coletivas e individuais, levantamento de documentos institucionais e legais. O quadro teórico está composto por autores como: Foucault (1999), Lobo (2008), Forde (2016), Schwarcz (1993), Miskolci (2013), Davis (2016), dentre outros que tratam de uma construção científica, histórica e política em torno da população negra. Também houve diálogo com autores que abordam a formação inicial de professores e as novas problemáticas condizentes com momento histórico. Como principais questões que permeiam o estudo estão a construção histórica da negritude atravessada pelas relações de gênero e classe social, a oficialidade de dados sobre o genocídio negro no país e a formação inicial de Química como um lugar privilegiado na luta antirracista e no debate fluído sobre a procrastinação do cumprimento da lei. Essa formação, se comprometida com as relações étnico-raciais, pode intervir no preconceito estrutural e produzir subjetividades cujas mudanças provocadas não se tem dimensão. Palavras-chave: Relações Étnico-Raciais. Formação inicial de Professores em Química. Produção histórica do racismo.por
dcterms.creatorLOUREIRO, C. B.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2018-08-24
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Institucionalpor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Psicologia Institucionalpor
dc.contributor.refereeFORDE, G. H. A.
dc.contributor.refereeRODRIGUES, A.
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