Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/10933
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMENDES, A. N. F.
dc.date.accessioned2019-03-13T02:04:55Z-
dc.date.available2019-03-12
dc.date.available2019-03-13T02:04:55Z-
dc.identifier.citationCARRIJO, A. R. D., A (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTApor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/10933-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleA (RE)SIGNIFICAÇÃO DO ERRO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTApor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractTradicionalmente nas escolas, o erro tem sido fonte de condenação, castigo e punição, fato que pode ser traduzido como ignorância a respeito do caráter interpretativo dos processos de desenvolvimento da inteligência do aluno e dos seus níveis de estruturação. Contudo, sob a perspectiva construtivista piagetiana, o erro, no cenário educativo, é transformado em um valioso instrumento pedagógico para a compreensão da aprendizagem dos alunos, usado para indicar o estágio em que o aluno se encontra e, consequentemente, possibilitar a tomada de decisões para as atividades subsequentes. No intuito de ressignificar o erro construtivo no ensino de Química, elaborou-se um estudo sobre o erro cometido pelo aluno durante o processo de construção de conhecimentos em Química Orgânica. Nessa perspectiva, destaca-se a importância dos educadores assumirem em seu cotidiano a conduta de observar e tornar os erros observáveis pelo próprio aluno, não pelo simples apontamento, mas através de um trabalho de direcionamento e encorajamento das tentativas dos alunos em busca de uma legítima reflexão, e consequente regulação do que fora construído, para que esse aluno alcance níveis de desenvolvimentos cada vez maiores de inteligência. Palavras-chave: Erro. Construtivismo. Ensino de Química. Química Orgânica.por
dcterms.creatorCARRIJO, A. R. D.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2019-02-25
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
dc.contributor.refereeCornelio, V.E.
dc.contributor.refereeSENATORE, R. C. M.
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_12989_95 - ANA REGINA.pdf1.69 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.