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http://repositorio.ufes.br/handle/10/10936
Título: | Metamorfoses do Eu: a Alteridade na (re)construção da Subjetividade no Discurso do Adolescente em Conflito Com a Lei. |
Autor(es): | ROSARIO JUNIOR, I. A. |
Orientador: | VIDON, L. N. |
Palavras-chave: | Alteridade/Subjetividade Adolescente em conflito com a lei |
Data do documento: | 11-Dez-2012 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Citação: | ROSARIO JUNIOR, I. A., Metamorfoses do Eu: a Alteridade na (re)construção da Subjetividade no Discurso do Adolescente em Conflito Com a Lei. |
Resumo: | A dissertação tem como finalidade compreender, por meio do pensamento do Círculo de Bakhtin, a alteridade que se revela no enunciado do adolescente em conflito com a lei, em sua relação com a linguagem, e de que modo a relação dialógica pode contribuir para a (re)construção da subjetividade e a ressignificação de princípios e valores a partir de um processo dialógico de intervenção. Na busca de respostas à questão desvelada, realizou-se um percurso metodológico de investigação capaz de descortinar as marcas de subjetividade, identificar as tensões enunciativas, as entonações e os julgamentos de valor no enunciado produzido pelo adolescente, partindo da perspectiva dialógica e da relação de alteridade constituída, no processo de intervenção socioeducativa, culminando na reflexão de um processo de exotopia. Como aparato teórico, foram traçadas algumas categorias bakhtinianas relevantes à compreensão desse discurso produzido pelo adolescente em conflito com a lei, tais como: dialogismo, estilo, apreciação valorativa, vozes alheias, subjetividade/alteridade, exotopia, responsabilidade/responsividade, a fim de construir uma base metodológica que auxiliasse a análise do corpus, assim como compreender o papel do gênero Autobiografia na constituição desse outro sujeito a partir do contexto da socioeducação. Em efeito, trás análises estabelecidas, pode-se dizer que a relação de alteridade é capaz de provocar no adolescente uma postura axiológica, que o conduz à retomada de sua própria consciência, reconhecendo-se como sujeito constituído nas/das relações dialógicas, possibilitando-lhe ressignificar-se como sujeito responsável/responsivo |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/10936 |
Aparece nas coleções: | PPGEL - Dissertações de mestrado |
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