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http://repositorio.ufes.br/handle/10/11169
Título: | Cartografia, mapas e experimentações com linguagens da arte: processos de produção de outras geografias em educação |
Autor(es): | Pereira, Ernandes de Oliveira |
Orientador: | Girardi, Gisele |
Palavras-chave: | Cartography Maps Art Geographies |
Data do documento: | 15-Mar-2019 |
Editor: | Universidade Federal do Espírito Santo |
Resumo: | Esse estudo foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Espírito Santo, no ambiente do Laboratório de Cartografia Geográfica
e Gestão socioespacial. Partiu dos seguintes problemas: como possibilitar a
imanência de outras geografias do espaço e lugar para além dos livros didáticos,
das imagens-clichês que restringem o pensamento dos estudantes? Como a
linguagem da arte, pode mobilizar outras maneiras de pensar o espaço e o lugar no
contexto educacional? Diante desses questionamentos a seguinte hipótese foi
levantada: as linguagens da arte, como a fotografia e a poesia, mobilizam o
pensamento dos estudantes sobre o espaço e lugar, transcendendo os livros
didáticos, as imagens oficiais dos lugares, permitindo a imanência de outras
possibilidades de geografias, a partir de uma perspectiva de invenção. Para ratificar
essa premissa, a metodologia adotada ancorou-se na cartografia, como processo de
acompanhamento de produção de mapas (outras geografias) durante e após as
experimentações com as linguagens das artes. Portanto, reações emocionais,
discursos, desenhos e criações artísticas dos próprios alunos no campo da fotografia
e da poesia, serviram de elementos importantes para análise sob a luz da filosofia
da diferença de Gilles Deleuze e Félix Guattari. Tratou-se de uma jornada singular
de um professor, marcada por muitos movimentos de paradigmas, em que as
noções de espaço e lugar dos livros didáticos, dos globos terrestres, dos atlas
escolares, vistos como meras superfícies que servem de suporte para os
acontecimentos, foram ultrapassadas. Uma breve jornada que foi realizada na região
serrana do Espírito santo, onde a imagem homogênea do sofrimento e da superação
do imigrante europeu sobrepõe e apaga outras possibilidades de trajetórias, como a
dos indígenas e dos afrodescendentes cujos antepassados foram escravizados em
antigas fazendas portuguesas. Uma viagem marcada pela postura do estrangeiro
como cartógrafo, que acompanha os processos criativos e subjetivos dos estudantes
quando mobilizados pelas forças violentas dos signos das linguagens da arte como
a poesia e a fotografia. Uma jornada que busca abrir conexões, rupturas e
possibilidades para que outras geografias possam emergir dentro do ambiente
educacional. This study was developed at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo, in the environment of the Geographic Cartography and Socio-spatial Management Laboratory. It started with the following problems: how to enable the immanence of other geographies of space and place beyond textbooks, cliché images that restrict the students' thinking? As the language of art, can it mobilize other ways of thinking about space and place in the educational context? Faced with these questions, the following hypothesis was raised: the languages of art, such as photography and poetry, mobilize students' thinking about space and place, transcending textbooks, official images of places, allowing the immanence of other possibilities of geographies, from an invention perspective. In order to ratify this premise, the adopted methodology was anchored in cartography, as a process of monitoring the production of maps (other geographies) during and after experiments with the languages of the arts. Therefore, emotional reactions, discourses, drawings and artistic creations of the students themselves, in the field of photography and poetry, served as important elements for analysis in the light of the philosophy of difference of Gilles Deleuze and Felix Guattari. It was a singular journey of a teacher marked by many movements of paradigms. In that, the notions of space and place of textbooks, terrestrial globes, school atlas, seen as mere surfaces that support events, have been overcome. A brief journey, that took place in the Espírito Santo region, where the homogeneous image of the suffering and overcoming of the European immigrant overlies and erases other possibilities of trajectories, such as that of the indigenous and Afro-descendants whose ancestors were enslaved in former Portuguese farms. A journey marked by the posture of the foreigner as cartographer that accompanies the creative and subjective processes of the students when mobilized by the violent forces of the signs of the languages of art as poetry and photography. A journey that seeks to open connections, ruptures and possibilities so that other geographies can emerge within the educational environment. |
URI: | http://repositorio.ufes.br/handle/10/11169 |
Aparece nas coleções: | PPGGEO - Teses de doutorado |
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