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Título: O impacto dos softwares sociais na inovação de processos e a mediação do social BPM e da gestão do conhecimento
Autor(es): Bitte, Mateus Frechiani
Orientador: Zanquetto Filho, Hélio
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A inovação de modo geral tornou-se um componente vital para sobrevivência das organizações, e dentro dessas inovações encontram-se a inovação de processos. Os processos de uma organização são geridos e melhorados por meio do Business Process Management (BPM Gestão dos processos de negócio), no entanto, existe um problema referente a perda de inovação que se origina no BPM tradicional. Essa perda de inovação é causada principalmente pelas informações que não são passadas adiante e pela falta de fusão das informações, que levam as organizações a perderem conhecimentos valiosos de seus funcionários. No presente trabalho os Softwares Sociais (SS) são apresentados como uma alternativa para as causas da perda de inovação. O SS são ferramentas de comunicação online que permitem ampla participação e a construção do conhecimento colaborativo pelos seus usuários. Apenas a utilização dos SS pode não ser suficiente para conduzir a inovação, portanto dois aspectos foram adicionados como mediadores da relação entre SS e inovação de processos. O primeiro aspecto é uma abordagem colaborativa da gestão de processos conhecida como Social BPM que visa envolver o fator humano no ciclo de vida dos processos. O segundo aspecto é a gestão do conhecimento como um fator auxiliar para aproveitar ao máximo os outputs de ideias e conhecimentos advindos dos softwares sociais. Para testar o impacto dos SS na inovação de processos e suas mediações foi aplicado um questionário com os profissionais da ABPMP-Brasil, obtendo-se 79 respostas. Os dados foram analisados utilizando-se da modelagem de equações estruturais no software livre R, com o pacote plspm. Analisando os dados foi possível concluir que os SS impactam positivamente e significativamente a inovação de processos. Posteriormente foram analisadas cada uma das variáveis mediadoras separadamente e ambas mediaram a relação entre SS e inovação de processos, mas o efeito de mediação da gestão de conhecimento foi maior que o efeito do social BPM. Quando as duas mediadoras são incluídas no modelo simultaneamente o social BPM perde seu efeito de mediação, mas a gestão de conhecimento permanece mediando a relação. Em termos práticos as organizações deveriam investir na gestão do conhecimento para aproveitar melhor os outputs gerados pelo SS.
Innovation in general has become a vital component for the survival of organizations, and within innovations lies the process innovation. The processes of an organization are generated and improved through Business Process Management (BPM), however, there is a problem regarding the loss of innovation that originates from traditional BPM. This loss of innovation is caused by information that is not passed on and the lack of information fusion that leads organizations to lose valuable knowledge of their employees. In the present work the Social Software (SS) is presented as an alternative to the causes of the loss of innovation. The SS are online communication tools that allow wide participation and the construction of collaborative knowledge by its users. Only the use of SS may not be sufficient for innovation, so two aspects have been added as mediators of the relationship between SS and process innovation. The first aspect is a collaborative approach to processes known as Social BPM that aims to involve the human factor in the process life cycle. The second aspect is knowledge management as an auxiliary factor to the development of best practices to take advantage of SS outputs. To test the impact of SS on process innovation and its mediations, a questionnaire was applied with the professionals of ABPMP-Brazil, obtaining 79 responses. The data were analyzed using the structural equation modeling in the free software R, with the plspm package. Analyzing the data, it was possible to conclude that SS positively and significantly impact process innovation. Subsequently, each of the mediating variables was analyzed separately and both mediated the relationship between SS and process innovation, but the mediation effect of knowledge management was greater than the effect of social BPM. When the two mediators are included in the model simultaneously the social BPM loses its mediation effect, but the knowledge management remains mediating the relationship. In practical terms, organizations should invest in knowledge management to make better use of the outputs generated by the SS.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11200
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