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Título: PARADA OBRIGATÓRIA PARA PENSAR: ENGAJAMENTO E MERCADO NAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA
Autor(es): MOREIRA, D. B.
Orientador: SALGUEIRO, W. C. F.
Data do documento: 28-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MOREIRA, D. B., PARADA OBRIGATÓRIA PARA PENSAR: ENGAJAMENTO E MERCADO NAS CANÇÕES DE GONZAGUINHA
Resumo: Essa tese se propõe a analisar parte da obra de Luiz Gonzaga do Nascimento Junior, o Gonzaguinha (1945-1991), produzida durante os anos da ditadura militar (1973-1979) e após a abertura política (1980-1988), tendo como base, num primeiro momento, a noção de teor testemunhal, amparada em textos de autores como Márcio Seligmann-Silva, Jaime Ginzburg e JeanneMarieGagnebin, entre outros. Em um segundo momento, a obra de Gonzaguinha será estudada com apoio de textos do filósofo alemão Theodor Adorno, a partir de conceitos como o de indústria cultural, semiformação cultural e conteúdo de verdade. O recorte temporal proposto para a análise e a divisão da obra do compositor em dois momentos distintosse justifica porque Gonzaguinha produziu suas canções em dois momentos históricos bastante distintos. Faz-se necessário pontuar, entretanto, que não é possível fazer um corte preciso na produção do compositor carioca porque, como será visto, Gonzaguinha se manteve bastante coerente com suas ideias, ainda que produzindo canções de temas variados. A intenção deste estudo é, portanto, verificar como Gonzaguinha lidou com a censura durante a ditadura militar e o que mudou em suas composições quando a ditadura acabou e o país entrou em um período de redemocratização política. Palavras-chave: Gonzaguinha. Ditadura militar. MPB. Theodor Adorno. Indústria Cultural. Literatura e música.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11207
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