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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFoerste, Erineu-
dc.date.accessioned2019-06-27T02:17:05Z-
dc.date.available2019-06-26-
dc.date.available2019-06-27T02:17:05Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11274-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.subjectCultureseng
dc.subjectField Educationeng
dc.subjectResistorseng
dc.subjectEducación del Campospa
dc.subjectResistenciasspa
dc.titlePor dentro de uma escola pública campesina em tempos de resistência : o caso da escola do Xuripor
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc37-
dc.subject.br-rjbnEducação popularpor
dc.subject.br-rjbnEstudos interculturaispor
dc.subject.br-rjbnCurrículospor
dc.subject.br-rjbnProfessores - Formaçãopor
dc.subject.br-rjbnPráxis (Filosofia)por
dcterms.abstractA pesquisa investigou como as culturas da Unidade Municipal de Ensino Fundamental (UMEF) Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, situada na zona rural do Município de Vila Velha/ES e conhecida como a Escola do Xúri dialogam com a Educação do Campo em tempos de resistências. Foi realizada no Grupo de Pesquisa (CNPq) Culturas, Parcerias e Educação do Campo do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo PPGE/CE/UFES. Trata-se de uma investigação qualitativa do tipo estudo de caso. Beneficiou-se da utilização de instrumentos como questionários, rodas de conversa, grupo focal, entrevistas semiestruturada, diário de campo reflexivo, além de levantamento e análise bibliográfica e documental (Ludke & André: 1986; Fonseca: 1999; Schön: 2000; Brandão: 2010). Analisou aspectos das práticas docentes, dimensões do Projeto Político Pedagógico e sua identidade com a Educação do Campo, a localização espacial da escola e os vários contextos que se entrelaçam a esse território, sejam eles sociais, econômicos, políticos ou culturais. Como aporte teórico, beneficiou-se de diálogos com Paro (2000), Arroyo (2011), Fávero (1995), Nóvoa (1992,1995), Moreira (2001), Forquin (1993), Bakhtin (2017), Gramsci (1991), Fornet-Betancourt (2004), Freire (1996,2005), Libâneo (2004), Schön (2000), Alarcão (2004), Foerste (2005), Giroux (1986). A Escola do Xúri caracteriza-se como espaço educativo de resistências interculturais. Tem sofrido com a implementação verticalizada e impositória de políticas neoliberais de educação. Portanto, observam-se ali, sucessivas tentativas oficiais de apagamento de práticas de Educação do Campo, que na história da escola apresentavam-se como possibilidades para construção coletiva de um currículo em que o diálogo entre as culturas institui práticas interculturais concretas de emancipação humana.por
dcterms.abstractThe research investigated how the cultures of the Reverendo Waldomiro Martins Ferreira Municipal Elementary School (UMEF), located in the rural area of the Municipality of Vila Velha / ES and known as the "School of the Xúri", dialogue with the Field Education in times of resistance . It was held in the Research Group (CNPq) "Cultures, Partnerships and Field Education" of the Post-Graduation Program in Education of the Education Center of the Federal University of Espírito Santo - PPGE / CE / UFES. This is a qualitative casestudy research. He benefited from the use of instruments such as questionnaires, conversation wheels, focus group, semi-structured interviews, reflective field diary, as well as bibliographical and documentary survey and analysis (Ludue & André, 1986; 2010). It analyzed aspects of teaching practices, dimensions of the Pedagogical Political Project and its identity with the Field Education, the spatial location of the school and the various contexts that are intertwined with this territory, be they social, economic, political or cultural. As a theoretical contribution, he benefited from dialogues with Paro (2000), Arroyo (2011), Fávero (1995), Nóvoa (1992,1995), Moreira (2001), Forquin (1993), Bakhtin (2017), Gramsci ), Fornet-Betancourt (2004), Freire (1996,2005), Libâneo (2004), Schön (2000), Alarcão (2004), Foerste (2005) and Giroux (1986). The "School of the Xúri" characterizes itself like educational space of intercultural resistances. It has suffered from the vertical and impositional implementation of neoliberal education policies. Therefore, there are successive official attempts to erase Field Education practices, which in the history of the school were presented as possibilities for the collective construction of a curriculum in which dialogue between cultures establishes concrete intercultural practices of human emancipation.eng
dcterms.abstractLa investigación investigó cómo las culturas de la Unidad Municipal de Enseñanza Fundamental (UMEF) Reverendo Waldomiro Martins Ferreira, situada en la zona rural del Municipio de Vila Velha / ES y conocida como la "Escuela del Xúri" dialogan con la Educación del Campo en tiempos de resistencias . Se realizó en el Grupo de Investigación (CNPq) "Culturas, Alianzas y Educación del Campo" del Programa de Postgrado en Educación del Centro de Educación de la Universidad Federal de Espírito Santo - PPGE / CE / UFES. Se trata de una investigación cualitativa del tipo estudio de caso. (En el caso de que se trate de una de las más importantes de la historia de la humanidad, 2010). Se analizó aspectos de las prácticas docentes, dimensiones del Proyecto Político Pedagógico y su identidad con la Educación del Campo, la ubicación espacial de la escuela y los diversos contextos que se entrelazan a ese territorio, ya sean sociales, económicos, políticos o culturales. En el caso de las mujeres, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las veces, la mayoría de las mujeres, (2004), Freire (1996,2005), Libneo (2004), Schön (2000), Alarcón (2004), Foerste (2005), Giroux (1986). La "Escuela del Xúri" se caracteriza como espacio educativo de resistencias interculturales. Ha sufrido con la implementación vertical e impositiva de políticas neoliberales de educación. Por lo tanto, se observan allí, sucesivos intentos oficiales de supresión de prácticas de Educación del Campo, que en la historia de la escuela se presentaban como posibilidades para la construcción colectiva de un currículo en el que el diálogo entre las culturas instituye prácticas interculturales concretas de emancipación humana.spa
dcterms.creatorCunha, Eduardo Carlos Souza-
dcterms.formatText-
dcterms.issued2019-05-27-
dcterms.languagepor-
dcterms.subjectCulturas-
dcterms.subjectEducação do Campopor
dcterms.subjectResistênciaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeOliveira, Eduardo Augusto Moscon-
dc.contributor.refereeAndrade, Patrícia Gomes Rufino-
dc.contributor.refereeOliveira, Edna Castro de-
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