Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11291
Título: Planejamento da Designação de Maquinistas a Trens de Viagem de Longa Distância em Ferrovias de Carga
Autor(es): MAZIOLI, F. C.
Orientador: ROSA, R. A.
Data do documento: 28-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: MAZIOLI, F. C., Planejamento da Designação de Maquinistas a Trens de Viagem de Longa Distância em Ferrovias de Carga
Resumo: Nas ferrovias, trens circulam para transportar cargas e cada trem é conduzido por um maquinista. As ferrovias de cargas possuem grandes extensões e, o tempo de viagem dos trens da origem ao destino é, geralmente, superior à escala de trabalho dos maquinistas, sendo necessário realizar a troca destes maquinistas durante a viagem. As ferrovias são divididas em trechos onde existe um destacamento, onde os maquinistas se apresentam para conduzir os trens e onde ocorre a troca de maquinista. Este artigo apresenta um modelo matemático para elaboração da designação de maquinistas para atender os trens que passarão pelo destacamento, buscando minimizar o pagamento de horas extras e atendendo as determinações legais. O modelo propõe uma abordagem diferenciada para descrever matematicamente o problema, algo que ainda não foi encontrado na literatura. Os resultados demonstram a efetividade no planejamento das designações dos maquinistas, podendo proporcionar economia com o pagamento de horas extras.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11291
Aparece nas coleções:PPGEC - Dissertações de mestrado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.