Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11302
Título: NO MÍNIMO, UMA HISTÓRIA PARA CONTAR: CARTAZES MINIMALISTAS DE CINEMA COMPONDO A PAISAGEM CIBERESPACIAL
Autor(es): GAMA, G. L.
Orientador: CIRILLO, A. J.
Data do documento: 28-Jun-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: GAMA, G. L., NO MÍNIMO, UMA HISTÓRIA PARA CONTAR: CARTAZES MINIMALISTAS DE CINEMA COMPONDO A PAISAGEM CIBERESPACIAL
Resumo: Esta dissertação se destina a estudar eventos contemporâneos do campo das visualidades que se utilizam do ciberespaço como lugar primário de circulação. Para tanto, o texto elege, como objeto central de investigação, recentes e sucintas paródias gráficas de cartazes de cinema denominadas minimal movie posters. A proposta inicial é defender o ciberespaço como lugar de exibição e circulação artística, a partir da perspectiva da construção de paisagens virtuais compostas e alteradas por composições visuais desenvolvidas em nosso tempo. A partir daí, definir os cartazes minimalistas de cinema como possibilidade criativa em ambiente virtual, apresentando seus aspectos formais, intenções, linguagem e diálogos com questões típicas do espaço digital e da contemporaneidade. Por fim, apresentar a figura de Pete Majarich, um designer australiano, criador de versões para cartazes de cinema. O objetivo é descrever uma percepção subjetiva do objeto de investigação, a partir do olhar de quem as produz e compartilha. Além disso, promover análise de um exemplar específico do repertório de Majarich com o propósito de entender o discurso intrínseco aos seus cartazes, com especial atenção à deliberada supressão de elementos gráficos e à adoção de linguagem peculiar para se relacionar com a película mencionada no pôster. Palavras-chave: Internet; Ciberespaço; Cartazes de Cinema; Cartazes Minimalistas; Pete Majarich.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11302
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13158_GABRIEL_LACERDA_GAMA_2019 (provisória).pdf5.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.