Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11334
Title: Pantheon das victorias litterarias da mocidade: o Atheneu e o ensino secundário na província do Espírito Santo (1873-1892)
metadata.dc.creator: QUIUQUI, M. A. C.
Issue Date: 2-May-2019
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: QUIUQUI, M. A. C., Pantheon das victorias litterarias da mocidade: o Atheneu e o ensino secundário na província do Espírito Santo (1873-1892)
Abstract: Nesta dissertação, discutiu-se a fundação da escola secundária Atheneu em Vitória, Província do Espírito Santo, e seu funcionamento entre os anos de 1873 e 1892. A partir da análise de documentos oficiais, como relatórios de governo e correspondências, percebeu-se que a criação dessa instituição escolar se relacionava à proposta política de consolidar a instrução secundária masculina no país como etapa preparatória para o ingresso nas faculdades do Império. Concepção fortemente influenciada pelo modelo francês de ensino que ajudou a pensar as políticas públicas no Brasil nas décadas finais do século XIX. A investigação de periódicos da época evidenciou a mobilização e as expectativas da sociedade capixaba em torno da construção do Atheneu Provincial. Já em funcionamento, os registros de matrícula e a imprensa permitiram analisar o perfil socioeconômico do corpo discente, docente e responsáveis pela direção da escola, e a participação desses personagens em associações, grêmios e jornais estudantis da época. As trajetórias dos alunos que fizeram parte da história do Atheneu ao longo dos seus 19 anos de funcionamento revelaram o papel da instituição na formação de membros da elite política capixaba que viriam a contribuir na implementação do novo regime republicano.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11334
Appears in Collections:PPGHIS - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_10739_Dissertação_Meryhelen_Final - capa dura.pdf3.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.