Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11396
Título: Uma Pequena Cidade Capixaba: Desafios Frente a Urbanização e a Industrialização em Santa Maria de Jetibá/es
Autor(es): POTRATZ, R. H. F.
Orientador: MIRANDA, C. L.
Data do documento: 27-Mar-2019
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: POTRATZ, R. H. F., Uma Pequena Cidade Capixaba: Desafios Frente a Urbanização e a Industrialização em Santa Maria de Jetibá/es
Resumo: Diante do fenômeno da industrialização e da urbanização rápida que se desenvolve a partir da década de 1950 nas grandes e médias cidades do Brasil, e com características próprias no Espirito Santo, esta pesquisa visa identificar e situar a importância das pequenas cidades dentro da reestruturação da rede brasileira de cidades. Se, no inicio dessa jornada, a pequena cidade constituía um nó fundamental na rede de relações que envolvia o urbano e o rural, agora, sua congênere do inicio do século XXI, após uma serie de transformações significativas advinda da industrialização no campo, se coloca definitivamente como parte do avanço do capitalismo industrial brasileiro e global. Com isso, alguns pequenos municípios que se destacaram em seus processos de industrialização e/ou sofreram direta ou indiretamente com a urbanização mediante industrialização da metrópole ou de centros regionais, veem surgir com certo ineditismo, os problemas urbanos. É o caso do município de Santa Maria de Jetibá, região serrana do Espírito Santo. Este contempla características do desenvolvimento urbano rápido que acometeu algumas das pequenas cidades brasileiras, sobretudo aquelas que inseriram novas funções nos processos e atividades produtivas. Dessa maneira, o objetivo geral desta pesquisa é analisar o caso do município estudado no contexto da industrialização e da urbanização em pequena cidades a fins de compreender melhor seus problemas urbanos. A partir daí, embasado inclusive em seus processos formativos e características particulares do seu crescimento urbano, traçar um pequeno prognóstico sobre os problemas urbanos levantados, sobretudo na ótica do planejamento urbano.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11396
Aparece nas coleções:PPGAU - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_13148_RAPHAEL HENRIQUE - VERSÃO FINAL.pdf50.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.