Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorROCHA, S. M. S.
dc.date.accessioned2019-08-03T02:16:54Z-
dc.date.available2019-08-02
dc.date.available2019-08-03T02:16:54Z-
dc.identifier.citationFORRECHI, C. R., PRÁTICAS AMBIENTAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SABERESpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/11408-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titlePRÁTICAS AMBIENTAIS: UM DIÁLOGO ENTRE SABERESpor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractA pesquisa busca analisar como a educação ambiental é abordada no projeto Mãos que Fazem que é desenvolvido na escola EMEF Pedra Torta, município de Águia Branca ES, com o propósito de investigar o desenvolvimento de práticas ambientais sob uma perspectiva transformadora e da totalidade da formação do indivíduo. Bem como a relação do projeto no que tange a construção da educação socioambiental dos educandos, tendo em vista que as atividades desenvolvidas vão além do espaço escolar. A metodologia utilizada consistiu de uma pesquisa qualitativa. Pesquisamos os documentos oficiais que regulamentam a Educação Ambiental; observamos o desenvolvimento das atividades aplicadas no projeto Mãos que Fazem, analisamos os aspectos pedagógicos, curriculares e ambientais. Levantamos os principais elementos da Pedagogia de Projetos e verificamos em que medida o projeto Mãos que Fazem dialoga com as premissas dessa metodologia. Os resultados para um projeto desenvolvido que não se encontra nos moldes da Pedagogia de Projetos, contudo que apresenta resultados favoráveis na para a construção socioambiental e a formação de estudantes partindo do viés da Educação Ambiental defendida pela PNEA e PEEA que permitem compreender um novo olhar sobre a práxis ambiental educativa. Palavras-chave: Ensino Fundamental. Sustentabilidade. Práticas pedagógicas. Educação Ambiental.por
dcterms.creatorFORRECHI, C. R.
dcterms.formatapplication/pdfpor
dcterms.issued2019-04-22
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Ensino na Educação Básicapor
dc.contributor.refereeLEITE, S. Q. M.
dc.contributor.refereeCRISTOFOLETI, R.C.
dc.contributor.advisor-coCOSTA, E. G.
Appears in Collections:PPGEEB – Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_13139_112 - Cinthia Ronconi Forrechi.pdf2.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.