Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11692
Título: Abordagem profissional em tempos de pandemia: o que aprendemos com o Zika vírus?
Título(s) alternativo(s): Professional approach in times of pandemic: what have we learned from the Zika virus?
Abordaje profesional en tiempos de pandemia: ¿qué aprendemos con el Zika virus?
Autor(es): Mocelin, Helaine Jacinta Salvador
Freitas, Paula de Souza Silva
Lamonato, Larissa Carolina Xavier Lacerda
Mascarello, Keila Cristina
Maciel, Ethel Leonor Noia
Data do documento: 24-Fev-2021
Resumo: A formação de vínculo entre famílias de crianças com Síndrome Congênita do Zika (SCZ) e profissionais de saúde é condição sine qua non para o desenvolvimento das crianças afetadas. O estudo objetiva compreender a perspectiva de mães de crianças com SCZ acerca da abordagem profissional e da formação de vínculos no processo de cuidado em saúde durante a epidemia de Zika vírus. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritivo-exploratória que entrevistou 25 mães. Os resultados revelam que os profissionais de saúde tiveram práticas de desumanização da assistência e cometeram violência obstétrica. Contrapondo a desumanização, também houve casos esporádicos de práticas humanizadas com formação de vínculo. Os resultados deste estudo apontam a necessidade de estratégias e intervenções em prol de melhor atendimento à gestante com diagnóstico de malformação congênita e adequado manejo na abordagem de doenças emergentes e pandemias.
La formación de vínculo entre familias de niños con Síndrome Congénito del Zika y profesionales de salud es condición sine qua non para el desarrollo de los niños afectados. El objetivo del estudio es comprender la perspectiva de madres de niños con SCZ sobre el abordaje profesional, formación de vínculos en el proceso de cuidado de la salud durante la epidemia de Zika Vírus. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo-exploratorio, que entrevistó a 25 madres. Los resultados revelan que los profesionales de salud tuvieron prácticas de deshumanización de la asistencia y cometieron violencia obstétrica. Contraponiendo la deshumanización, también hubo casos esporádicos de prácticas humanizadas con formación de vínculo. Los resultados de este estudio señalan la necesidad de estrategias e intervenciones en pro de una mejor atención a la gestante con diagnóstico de malformación congénita y adecuado manejo en el abordaje de enfermedades emergentes y pandemias.
The bonding between families of children with Zika Congenital Syndrome and health professionals is a sine qua non for the development of the affected children. This study aims to know the perspective of mothers of children with ZCS regarding the professional approach, forming bonds in the health care process during the Zika Virus epidemic. It is a qualitative, descriptive-exploratory research, with interview of 25 mothers. The results reveal that health professionals had practices of dehumanizing care and committed obstetric violence. In contrast to dehumanization, there have also been sporadic cases of humanized practices with bonding. The results of this study point to the need for strategies and interventions for better care for pregnant women with a diagnosis of congenital malformation and adequate management in addressing emerging diseases and pandemics.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11692
Aparece nas coleções:PPGENF - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
pt Abordagem profissional em tempos de pandemia.pdf397.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
en Professional approach in times of pandemic.pdf365.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons