Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11974
Título: Práxis criadora : arte no espaço educativo
Autor(es): Sanmartin, Stela Maris
Palavras-chave: Arte (Educação)
Práxis criadora
Espaço educativo
Didática da arte
Arte na educação não formal
Data do documento: 2021
Editor: Edufes
MC&G
Resumo: Este trabalho investiga uma ação educativa em arte em espaços não formais de educação originária de uma política pública da Secretaria do Menor do Estado de São Paulo (gestão 1987 a 1994). Levantou a hipótese de que esta experiência com ensino de arte concorreu para a formação de seus profissionais e trouxe contribuições para as práticas que exercem nas instituições escolares às quais estão vinculados hoje. Configurou-se como pesquisa qualitativa e a metodologia empregada ressaltou o levantamento de dados secundários, como as publicações oficiais da época, mas também dados primários a partir de entrevistas semiestruturadas com profissionais que tiveram papel fundamental na criação, implantação e prática nos Programas de Complementação Escolar. Concluiu que esses professores realizaram uma experiência de ensinar e aprender de maneira significativa e que a concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo indicou orientações didáticas para o trabalho em arte que enfatiza um espaço/tempo privilegiado para os menores desenvolverem ação criadora e trabalhos nas linguagens artísticas e, às equipes profissionais, a práxis educativa. A concepção Arte como pesquisa, no espaço educativo apresenta um modo de ver a arte na educação, com um projeto pedagógico em arte comprometido com a experimentação, descoberta, invenção e processos criadores das crianças, adolescentes e jovens, como também dos professores.
Descrição: Coleção Pesquisa UFES; 5
ISBN 978-65-88077-00-9 (coleção)
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11974
ISBN: 978-85-88077-51-1
Aparece nas coleções:EDUFES - E-Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LIVRO_05_Praxis_criadora_colecao-pesquisa-ufes_ebook_final-MENU.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons