Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11976
Título: Competência leitora e competência em informação : saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI
Autor(es): Gerlin, Meri Nadia Marques
Palavras-chave: Acesso à informação
Desinformação
Competência leitora
Busca e recuperação da informação
Competência em informação
Data do documento: 2020
Editor: Edufes
MC&G
Resumo: A obra intitulada “Competência leitora e competência em informação: saberes e fazeres necessários ao acesso da informação (hiper)textual no século XXI” fundamenta-se nas experiências de uma pesquisadora que procura dar visibilidade ao inter-relacionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária vivenciadas no contexto do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Espírito Santo. Apresenta no decorrer dos capítulos resultados da aplicação de um modelo de competências, ao colocar em análise o desenvolvimento das competências leitora e em informação na sociedade contemporânea. Para tanto, busca refletir sob a ótica dos usuários, produtores e profissionais da informação sobre a aquisição de um conjunto de habilidades e atitudes no campo dessas competências, destacando a importância do atravessamento da prática da alfabetização e do letramento social em processos de (in)formação. Ao dialogar sobre o acesso à informação multimodal e sobre a utilização da ferramenta hipertextual que culmina na produção de conhecimentos, recuperação e apropriação do (hiper)texto destaca a potencialidade do uso crítico, ético e legal da informação.
Descrição: Coleção Pesquisa UFES; 8
ISBN 978-65-88077-00-9 (coleção)
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/11976
ISBN: 978-65-88077-47-4
Aparece nas coleções:EDUFES - E-Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
LIVRO_08_Competencia_leitora_colecao-pesquisa-ufes_ebook_final_MENU.pdf3.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons