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Title: Acesso à educação superior : o ponto de vista dos alunos do ensino médio com necessidades educacionais especiais
Authors: Faé, Monick Barbosa Ribeiro
Keywords: Educação superior;Ensino médio;Educação especial;Pessoas com necessidades educacionais especiais;Inclusão educacional
Issue Date: 2015
Abstract: A legislação brasileira apresenta um avanço no que se refere à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais (NEEs). Porém, apesar da implementação de políticas públicas inclusivas e da considerável evolução nas matrículas, a presença de estudantes com deficiência, com transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação na educação superior brasileira ainda é inexpressiva, conforme revelam os dados do Censo da Educação Superior. O fato levou a indagar: por que uma significativa parcela dos alunos com NEEs não ingressa na educação superior? Para identificar possíveis causas desse problema, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com adolescentes que possuem NEEs e que estudavam em escolas públicas de ensino médio localizadas em Vitória/Espírito Santo, e também com as pedagogas das escolas participantes. Por meio do método de análise de conteúdo (BARDIN, 2004), e à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (BRONFENBRENNER, 1987), foram identificadas, nas falas dos alunos e das pedagogas, dezesseis barreiras que interferem no acesso de pessoas com deficiência à educação superior, perpassando os ambientes: familiar, escolar, político, profissional e cultural. Diante disso, foram sugeridas diversas medidas que podem ser adotadas para favorecer a inclusão educacional dos indivíduos com NEEs.
Brazilian law presents a breakthrough with regard to the inclusion of people with special educational needs (SEN). However, despite the implementation of social inclusion policies and considerable progress in enrollment, the presence of students with disabilities, pervasive developmental disorders and high ability or giftedness in Brazilian higher education is still insignificant, as shown by the data from the Census of Higher Education. That led to ask: why a significant portion of students with SEN does not enter into higher education ? To identify possible causes of this problem, semi-structured interviews were conducted with adolescents who have SEN and studying in high school public schools in Vitória/Espírito Santo, and also with the pedagogues of participating schools. Through content analysis method (BARDIN, 2004) , and in light of Bioecological Theory of Human Development (BRONFENBRENNER, 1987) , they were identified in the statements of students and pedagogues, sixteen barriers that interfere with access for people with disabilities to higher education, passing environments: family, school, political, professional and cultural. Therefore, various measures that can be adopted to promote educational inclusion of people with SEN have been suggested.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1631
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