Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1674
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerraço, Carlos Eduardo-
dc.date.accessioned2016-01-06T11:27:17Z-
dc.date.available2016-06-24T06:00:08Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/1674-
dc.rightsopen accessen
dc.titleOs usos e os atravessamentos do cineclube (e do cinema) na tessitura dos currículos em redes nos cotidianospor
dc.typemasterThesiseng
dc.subject.udc37por
dc.subject.br-rjbnCinema – Educaçãopor
dc.subject.br-rjbnPesquisa educacionalpor
dc.subject.br-rjbnEnsino médiopor
dcterms.abstractEste trabalho investiga os usos e os atravessamentos do cineclube (e do cinema) na tessitura dos currículos em redes nos cotidianos de uma escola pública estadual de ensino médio do estado do Espírito Santo. Utilizamos como referencial teórico-metodológico as pesquisas nos/ dos/ com os cotidianos (ALVES, 2008a, 2008b; FERRAÇO, 2002, 2003; OLIVEIRA, 2012) num exercício intenso de viver, ouvir, sentir gostos, cheiros, percebendo a dinâmica da tessitura das redes cotidianas na qual estamos todos envolvidos. Uma pesquisa que não está determinada a priori, ao contrário, foi sendo tecida a partir dos itinerários percorridos, das curvas, dos tropeços, das vicissitudes, dos entrecruzamentos das redes. Para a produção dos dados de pesquisa utilizamos as conversas (LARROSA, 2003; CERTEAU, 1994) produzidas após as sessões de exibição do cineclube Nome Provisório, no período de junho a dezembro de 2014. Acompanhamos as sessões dos filmes: Narradores de Javé, Quanto vale ou é por quilo?, Madame satã, O veneno está na mesa e Raspage; e nos permitimos emaranhar pela tessitura do currículo e dos muitos fios em composição com a escola. Percebemos que o cineclube funciona como um profícuo espaçotempo de aprendizagem e, principalmente, um importante canal de conversas e encontros entre a comunidade.por
dcterms.abstractThis study inquires on usages and crossings of film society (and cinema) on the fabrics of network curriculum in the everyday life of a state managed public high school in Espírito Santo. We adopt theoretical-methodological references such as researches in/ of/ with everyday life (ALVES, 2008a, 2008b; FERRAÇO, 2002, 2003; OLIVEIRA, 2012), in a intense exercise of living, hearing, feeling tastes and smells, experiencing the dynamics of the fabrics of everyday life networks in which all of us are involved. A research that was not defined a priori, on the contrary, it has woven within itineraries, curves, stumblings, vicissitudes and the interlacing of networks. Production of research data was based on conversation (LARROSA, 2003; CERTEAU, 1994) produced after cinema sessions at film society Nome Provisório, from June to December 2014. We have attended to the projections of the films: Narradores de Javé, Quanto vale ou é por quilo?, Madame satã, O veneno está na mesa e Raspage; and we left ourselves intertwine throughout the fabrics of curriculum and the several lines that go along with the school. We concluded that film society operates as a profitable space-time of learning and, mostly, an important dimension of dialogue and community gathering.eng
dcterms.creatorCazé, Bárbara Maia Cerqueira-
dcterms.dateSubmitted2015-09-09-
dcterms.formatText-
dcterms.issued2015-09-09-
dcterms.languageporen
dcterms.subjectCurrículos em redespor
dcterms.subjectPesquisa com os cotidianospor
dcterms.subjectCineclubepor
dcterms.subjectFilm societyeng
dcterms.subjectResearch practices in everyday lifeeng
dcterms.subjectNetwork curriculumeng
dcterms.subjectHigh schooleng
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqEducação-
dc.publisher.courseMestrado em Educação-
dc.contributor.refereeCarvalho, Janete Magalhães-
dc.contributor.refereeGomes, Maria Regina Lopes-
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OS USOS E OS ATRAVESSAMENTOS DO CINECLUBE (E DO CINEMA) NA.pdf6.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons