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Título: O ser da presença da docência com o dispositivo tablet PC e as teias educacionais de aprendizagens inclusivas na (psico) pedagogia social hospitalar
Autor(es): Sant'Ana, Alex Sandro Coitinho
Orientador: Pinel, Hiran
Palavras-chave: Being of presence: teaching
Pedagogy: existential Phenomenology
Didactic: educational computing: tablet PC: mobile devices
Data do documento: 28-Mar-2014
Resumo: Problematiza fenomenologicamente o ser da presença (HEIDEGGER, 2006) da docência mediante pesquisa sobre a docência de discentes de licenciatura plena em Pedagogia no uso do dispositivo móvel tablet PC em uma brinquedoteca hospitalar. Para isso, de modo formal, foi escalonado um objetivo geral, qual seja: problematizar o ser-aí nos fluxos de transformação continua que, por ventura, projetariam o ser da presença da docência com o dispositivo móvel tablet PC e as teias educacionais de aprendizagens inclusivas advindas dessa aprendência junto ao outro no mundo. A tese confirmada foi a de que um simples artefato/ dispositivo/ ferramenta como é um tablet PC é capaz de produzir mais sentidos e significados quando está sob o manuseio de estudantes universitárias de Pedagogia que o utilizam numa brinquedoteca hospitalar de um hospital público de Picos-PI, discentes essas (que se aproximam do que se pode reconhecer como Psicopedagoga) que atuam dentro do que se denomina Pedagogia Hospitalar. A metodologia utilizada foi de inspiração fenomenológica-existencial com o finco, dentre outros, de descrever a tessitura de teias educacionais de aprendizagens inclusivas advindas dos fluxos de transformação contínua geradas no contexto de um domínio de uma potência que incentivava a descoberta de desafios lúdico-educativos com a técnica digital e a transição paradigmática da condição sócio historicamente determinada de sujeito para o ato de tornar-se agente codeterminante de fatores capazes de desvelar o ser. Os resultados demonstram que os procedimentos manifestados nas ações humanas desenvolvidas com o tablet PC desvelaram uma possível constituição de um campo profissional para a psicopedagogia social hospitalar, revelando modos diferenciados de ser sendo da presença da docência. Infere ainda que o trabalho [psico] pedagógico perante esse tipo específico de tecnologia móvel digital, quando disponibilizada às crianças e não somente aos adultos, tende a ocorrer mediante o predomínio de demandas por intervenções pontuais junto ao fluxo de aprendizagem em que o agente aprendente está inserido e com manifestação de uma postura educativa libertária serena que se aproxima das características de uma abordagem não diretiva de ensino. Desvela-se o ser da presença da docência nos modos de cuidado e serenidade, dentre outros.
The present text rises phenomenological questions on the being of the presence (HEIDEGGER, 2006) of the teaching, according to research about itself (teaching) in relation to the learners of the Full Licenciateship on Pedagogy with the use of a tablet PC, a mobile device, at a hospital playroom. For that, in a formal way, it was phased a general goal: to problematize the being-there in the flows of a continuous transformation that, perhaps, would project the being of the presence of the teaching with the mobile device PC and the educational networks of inclusive learnings as results from this apprenticeship toward the other in the world. The thesis (confirmed) was the one that a simple artifact/device/tool such as a tablet PC is able to produce more meanin f wh h y P y’ students who use it in a hospital playroom of a facility of the public health system at Picos-PI, students (whom we recognize the closest to what we may call psychopedagogues) who work in the field of clinical psychopedagogy. The methodology used was one of existential phenomenological inspiration with the main intention, among others, of describing the weaving of a inclusive educational network that comes from the flow of a continuous transformation granted in a context of domain of a power that stimulated the discovery of playful-educational challenge within the digital technique and the paradigmatic transition from a socio-historically condition, determined of a subject for the act of becoming decisive agent of factors able to reveal the being. The results show that the manifested procedures at the human action developed with the tablet PC revealed a possible constitution of a professional field for the social clinical psychopedagogy, showing differentiated ways of being of the teachings, assuming still that the [psyco] pedagogical work before this specific type of digital mobile technology, when offered to children and not only to adults, tends to happen with preponderance of demands for punctual interventions alongside h ’ f w wh h w h manifestation of a serene libertarian educational posture that borders the ones of a non directive approach of teaching, revealing thus the being of the presence of teaching in the ways of care and serenity, among others.
Problematiza fenomenologicamente el ser de la presencia (HEIDEGGER, 2006) en la docencia mediante investigaciones sobre la docencia de los educandos de la licenciatura plena de Pedagogia, del uso de uno equipo móvile tablet PC de una ludoteca hospitalaria. Para ello de una manera formal, há sido escalonado uno objetivo general, qual sea: problematizar el ser-ahí en los flujos de transformación continuada que, por ventura, proyectan el ser de la presencia de la docencia con el equipo móvile tablet PC y las urdimbres educacionales de el aprendizagen inclusivo que proviene de este aprendizaje junto al otro en el mundo. La tesis (confirmada) fue la de que uno simples artefacto/equipo/herramienta como un tablet PC es capable de producir más sentidos y significados quando en manos de las estudiantes universitárias de Pedagogia que lo utilizan en una ludoteca hospitalaria de uno hospital de la rede publica de Picos-PI, educandas esas (que se acercan de lo que se puede reconocer como Psicopedagogia) y que atuan en el que se denomina Pedagogia Hospitalaria. La metodologia utilizada fue de inspiración fenomenologica-existencial con punto principal, entre otros, de describir el tejido de las urdimbres educacionales de aprendizagens inclusivas que provienen de los flujos de transformación continuada generados en el contexto de uno dominio de una potencia que animaba los descubrimientos de retos ludo-educativos con la técnica digital y la transición paradigmática de condición social historicamente determinada de el sujeto para el acto de convertirse en agente codeterminante de los fatores capables de revelar el ser. Los resultados demonstrán que los procedimentos manifestados en las aciones humanas desarrolladas con el tablet PC, revelaran una possible constituición de un campo profissional para la psicopedagogia social hospitalaria, revelando modos distintos de ser, siendo de la presencia de la docencia. Deduce aún que el trabajo [psico] pedagogico en este tipo especifico de tecnologia móvil digital, quando disponibilizada para los niños e non solamente a los adultos, tende a ocurrir mediante el predomínio de las demandas por intervenciones puntuales junto a los flujos de aprendizagen en que el agente que aprende está introducido y con manifestaçión de una postura educativa libertaria serena que se acerca de las características de un planteamiento non directivo de 12 enseñanza, se desvela el ser de la presencia de la docencia en los modales de cuidados y serenidade, dentre otros.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/1831
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