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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBezerra, Ângela Maria Grando-
dc.date.accessioned2016-08-26T15:19:02Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-26T15:19:02Z-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2100-
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleJosé Leonilson. Entre linhas e afetos.por
dc.typemasterThesisen
dc.subject.udc7-
dc.subject.br-rjbnBordadopor
dc.subject.br-rjbnEstéticapor
dcterms.abstractA obra de José Leonilson (1957-1993) é marcada pelo uso das palavras e imagens em suportes que variam de lonas a tecidos. O artista transita em diferentes meios de expressão na arte: pintura, desenho e bordado. A pesquisa busca analisar o percurso artístico de Leonilson, levando em conta seus arquivos (coleções, cartas, cadernos e diários), analisando-os como geradores de sentido em trânsito por sua poética, por se tratarem de signos representativos dos afetos do artista, assim como de sua própria imagem. Em 1991 Leonilson descobre ser portador do vírus HIV, fato demarcado em suas últimas obras, nas quais o artista intensifica questões íntimas e autobiográficas materializadas em linhas. Ao observar os trabalhos desse período a pesquisa constata que sua obra faz parte de uma nova estética emergente nas artes. A técnica pela qual o artista optou, aliada ao uso da palavra, é elemento evidenciado em todo o percurso artístico de Leonilson e constitui os eixos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa.por
dcterms.abstractThe work of José Leonilson (1957-1993) is marked by the use of words and images in media ranging from canvas and fabrics. The artist transits in different media of expression in art - painting, drawing and embroidery. The research analyzes the artistic journey of Leonilson considering your files - collections, letters, notebooks and diaries - these files generate sense transiting in his poetics as signs that represent the emotions of the artist as well as his own image. In 1991 Leonilson discovers he is HIV positive, this fact demarcated his last works in which the artist intensifies intimate and autobiographical questions materialized in lines. By observing the works of this period the research reveals that his work is part of a new aesthetic that emerges in the arts. The technique by which the artist chose, coupled with the use of the word element is highlighted throughout the Leonilson artistic career and constitutes the guiding principles for the development of this research.eng
dcterms.creatorLopes, Renata Perim Albuquerque-
dcterms.formattext-
dcterms.issued2013-06-05-
dcterms.languageporpor
dcterms.subjectJosé Leonilsonpor
dcterms.subjectDécadas de 1980 e 1990por
dcterms.subjectArte contemporâneopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqArtes-
dc.publisher.courseMestrado em Artespor
dc.contributor.refereeCirillo, Aparecido José-
dc.contributor.refereeBiasizzo, Maria Ângelica Melendi de-
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

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