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Título: [Pro]posições da narrativa na obra de Cildo Meireles
Autor(es): Pinheiro, Janayna Araújo Costa
Orientador: Bezerra, Ângela Maria Grando
Data do documento: 28-Mai-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Com a atenção nos escritos do artista, esta pesquisa se ocupou de investigar e analisar as narrativas recorrentes na produção do artista brasileiro Cildo Meireles. O artista diz ter a oralidade como suporte ideal para a obra de arte. Para a análise, escolhemos obras que se coadunassem com essa proposição, entre elas: Estudo para Espaço (1969), Espaços Virtuais: Cantos (1976-1977), Malhas da Liberdade (1976-1977) Inserções em Circuitos Ideológicos (1970), Eureka/Blindhotland (1970- 1975), Desvio para o Vermelho (1967-1984), Através (1983-1989), Missão/Missões (Como Construir Catedrais) (1987) e Elemento Desaparecendo/Elemento Desaparecido (2002). As histórias narradas ecoam em entrevistas e comentários de críticos, como um prolongamento de seu trabalho artístico, sem serem explicativas. Nessas narrativas, a linguagem poética é diversa e funciona como: instruções, biografia das obras, textos, desenhos-projetos, inserções, história-conceito. A complexa relação entre o texto e o objeto de arte subverte e articula formas alternativas entre o sensorial e o conceitual com elegância formal. Com potência própria, e também como elemento no conjunto da produção do artista, as narrativas são de natureza diferente e incluem desde literatura até experiências vividas, fatos históricos e sociais. Mostramos como essas narrativas se conectam com a obra, e buscamos elementos que delas emergem e se exprimem em um universo multissensorial.
With attention on the writings of the artist, this research investigates and analyzes the recurring narratives in the production of Brazilian artist Cildo Meireles, as the artist claims orality as an ideal support for the work of art. For such analysis, we chose works that were consistent with this proposition, which includes: Study for Space (1969), Virtual Spaces: Corners (1967-1968), Meshes of Freedom (1976-1977), Insertions into Ideological Circuits (1970), Eureka/Blindhotland (1970-1975), Red Shift (1967-1984), Through (1983-1989), Mission/Missions (How to Build Cathedrals) (1987) and Disappearing Element/Disappeared Element (2002). The narrated stories echo in interviews and in comments from critics, as an extension of his artwork, without being explanatory. On such narratives, the poetic language is diverse and works as: instructions, biography of works, texts, drawings, designs, inserts and story-concept. The complex relationship between the text and the art object subverts and articulates alternative ways between the sensorial and the conceptual with a formal elegance. With its own power, and also as an element in the overall production of the artist, the narratives are different in nature and range from literature to life experiences, as well as from historical to social facts. Here we show how these narratives connect with the work, and seek elements that emerge from them and are expressed in a multisensorial universe.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2114
Aparece nas coleções:PPGA - Dissertações de Mestrado

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