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Título: Foucault, Lévinas e Marx em leituras sobre a escola no cuidado de si de pessoas com deficiência
Autor(es): Rangel, Fabiana Alvarenga
Orientador: Victor, Sonia Lopes
Palavras-chave: Direitos do homem e do cidadão
Ética da alteridade
Jovem com deficiência
Cuidado de si
Data do documento: 12-Mar-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: A pesquisa teve por objetivo conhecer como acontece o cuidado de si de pessoas com deficiência, mais especificamente na relação escolar, atentando para as possíveis reconfigurações na formação subjetiva dessas pessoas e também para a interposição do mestre entre essa formação e o cuidado. Para tanto, entre os anos de 2009 e 2010, na região metropolitana do Espírito Santo, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dois jovens com deficiência, suas mães e suas mestras do cuidado; e foram aplicados questionários aos profissionais das escolas onde os jovens estavam matriculados. A pesquisa, de cunho qualitativo, recorreu a estudos dos filósofos Michel Foucault, Emmanuel Lévinas e Karl Marx, no intuito de aclarar as discussões provenientes do problema da pesquisa e da leitura dos dados obtidos junto aos entrevistados. No processo, observou-se que a formação subjetiva própria ao cuidado de si daqueles jovens se mostrava fortemente atravessada por entrelaçamentos historicamente construídos entre educação e trabalho. Nesse aspecto, foi possível compreender que a escola se apresentava como espaço privilegiado do cuidado de si, porquanto fosse o espaço de formação do sujeito produtivo, o sujeito ideal da normalidade. Todavia, notou-se que, para a realização do cuidado a partir do espaço escolar, era preciso a mão responsável do mestre do cuidado, sem a qual os direitos do homem egoísta apelavam à totalidade da deficiência e à plenitude da Inclusão para recusar a presença de pessoas com deficiência na escola, dessa maneira assassinando seus rostos. Com isso, tem-se a necessidade da transcendência das totalidades nas quais se assentam o normal e o anormal, de modo que as relações que iniciam o problema da tese possam alcançar a ética da alteridade, e que o sujeito produtivo possa, na ética, tornar-se e fazer tornar o cidadão.
This research aimed to understand the care of the self among people with disabilities into their school lives, with special attention to their subjective formation besides the interposition of the master along that formation and that care. For so, between 2009 and 2010, in a metropolitan city of Espírito Santo, we accomplished semi-structured interviews with two youths with disabilities, their mothers and also their masters of the care; beyond questionnaires applied to different education professionals of their schools. It was a qualitative research which had Michel Foucault, Emmanuel Lévinas and Karl Marx as its theoretical basis. On the thesis development, we observe that the subjective formation of those youths was strongly interfaced by issues historically constructed between education and labor. In the analysis, we understood that school presented itself as a privileged space of the care of the self, having in it a locus of productive subject formation, which is the ideal subject of normality. However, we noted that the accomplishment of the care of the self into school space required the responsible hand of the master of care. Without that hand egoistic man rights appealed to the totality of disability and to the Inclusive Education plenitude in order to refuse the presence of students with disabilities, provoking their faces’ murdering. In this sense, we arrive to the necessity of the transcendence of the normal and abnormal totalities, which would allow the issues that started the thesis to reach the ethics of alterity, besides promote the turning of that subject in a citizen.
Cette investigation avait comme objectif comprendre le souci de soi de personnes handicapés, principalement dans la relation scolaire, en faisant attention aux aspects de la formation subjectif de ces personnes, et aussi à l’interposition du maître parmi cette formation et le souci. Pour accomplir les objectives nous avons réalisé entre les annés 2009 et 2010 des entretiens semi-directifs avec deux jeunes, ses mères et ses maîtres du souci, et, d’autre côté, nous avons aussi appliqué des questionnaires aux professionels qui travaillaient dans les écoles où les jeunes gens étudiaient. Il s’agit d’une étude qualitative qui a composé ses bases théoriques dans les études de Michel Foucault, Emmanuel Lévinas et Karl Marx. Pendant le processus de la recherche on a remarqué des questions historiquement établies entre education et travail qui traversaient la formation subjectif de ceux deux jeunes. Donc, on a compris que l’école se presentait comme espace privilegié pour le souci de soi, parce que c’est l’espace de formation du sujet productif, c’est-à-dire, le sujet idéal de la normalité. Néanmoins, l’accomplissement du souci de soi indiquait la necessité de la responsabilité du maître, sans lequel les droits de l’homme égoïste faisaient un appel à la totalité du handicap et à la plénitude de la inclusion scolaire afin de refuser la présence de personnes handicapés dans les écoles, ce qui est la meurtre de ses visages. Ainsi, on arrive à la necessité de la transcendence des totalités du normal et de l’anormal, de sorte à permettre aux relations qui commencent le problème de la thesis d’arriver à l’éthique de l’alterité en tant que permettre dans cette éthique le passage de sujet productif à citoyen
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2143
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