Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2154
Título: Valores em circulação - A Gazeta na sala de aula.
Autor(es): SALLES, M. L. M.
Orientador: Claude Emmanuel Labrunie
REBOUCAS, M. L. M.
Palavras-chave: Comunicação
educação
semiótica
A Gazeta
Data do documento: 17-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Citação: SALLES, M. L. M., Valores em circulação - A Gazeta na sala de aula.
Resumo: Este estudo se insere na Linha de Pesquisa Educação e Linguagens. Trata-se de uma pesquisa na área de Educomunicação, campo que estuda a interface comunicação e educação, com o intuito de analisar o programa A Gazeta na Sala de Aula, da Rede Gazeta, maior empresa de comunicação do Espírito Santo. O Programa, que é vinculado à Associação Nacional dos Jornais, está presente em 348 escolas municipais do Espírito Santo, envolvendo quase 30 mil alunos. O objetivo é identificar a concepção de educação defendida pela empresa de comunicação, por meio de um projeto de cunho pedagógico que tem como proposta a formação de leitores críticos. Para a análise, apoiamo-nos no referencial teórico-metodológico da Semiótica Discursiva e da Sociossemiótica. A partir do percurso gerativo de sentido, buscamos compreender a construção do enunciador de A Gazeta na Sala de Aula enquanto sujeito credível, que leva o enunciatário a confiar no seupoder-fazer e saber-fazer. Para isso, tomamos como corpus de análise as Oficinas Pedagógicas realizadas pelo Programa no ano de 2011. A pesquisa possibilitou identificar como a Rede Gazeta se apresenta enquanto sujeito competente para a formação de professor e quais valores ela coloca em circulação no espaço escolar
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2154
Aparece nas coleções:PPGE - Teses de doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_6245_MARILENE LEMOS MATTOS SALLES.pdf8.71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.