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Título: Experienciando a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Nascimento, Claudenice Maria Véras
Orientador: Pinel, Hiran
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem
Exclusão escolar
Data do documento: 19-Ago-2011
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Este estudo teve como objetivo compreender como a avaliação da aprendizagem é experienciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista o interesse em abordar compreensivamente os modos como alunos, professora, pedagoga e coordenadora de uma escola pública municipal de Vitória-ES vivenciam a avaliação da aprendizagem no primeiro segmento da modalidade EJA, partindo de um recorte da história da avaliação no mundo, no Brasil, no Estado do Espírito Santo e no município de Vitória, entre o século XIX e os dias atuais. Para tanto, utilizou-se o método de inspiração fenomenológica pautado na hermenêutica de Heidegger, aberto à pesquisa qualitativa, e um estudo de caso, todos voltados à compreensão do fenômeno em estudo, com vistas à obtenção analítica do tema. Para obtenção de dados, foram utilizados os documentos legais referentes à avaliação da aprendizagem na EJA, as observações feitas no cotidiano da escola e a coleta de depoimentos. A interpretação e compreensão construídas a partir dos resultados obtidos nos possibilitaram chegar à identificação de três unidades de significado, aqui denominadas como: a) avaliação como classificação; b) avaliação como prática de dominação: seu poder simbólico; e c) o não avaliar como mascaramento do não ensinar.
This study aimed at understanding how learning assessment is experienced in the Education for Youth and Adults (EJA) program. It comprehensively approaches the way students, teachers, pedagogue, and coordinator in a public municipal school in Vitória, ES, Brazil experience learning assessment in the first segment of EJA, based on historical records of assessment in the world, in Brazil, in the state of Espírito Santo, and in the city of Vitoria, since the 19th century. The study adopted the phenomenological inspiration method, based on Heidegger’s Hermeneutics, open to qualitative study and a case study, all focusing on understanding the phenomenon in question and analytically obtaining the data. In order to gather data, official documents concerning learning assessment in EJA, observation of school routines, and testimonies were used. The interpretation and understanding built on the results obtained, allowed us to identify three units of meaning, named here: a) assessment as classification; b) assessment as domination practice: its “symbolic power”; and c) non-assessment masking non-teaching.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2282
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