Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2282
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinel, Hiran-
dc.date.accessioned2016-08-29T11:11:36Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T11:11:36Z-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, C. M. V., Experienciando a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2282-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleExperienciando a avaliação da aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA)por
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractEste estudo teve como objetivo compreender como a avaliação da aprendizagem é experienciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo em vista o interesse em abordar compreensivamente os modos como alunos, professora, pedagoga e coordenadora de uma escola pública municipal de Vitória-ES vivenciam a avaliação da aprendizagem no primeiro segmento da modalidade EJA, partindo de um recorte da história da avaliação no mundo, no Brasil, no Estado do Espírito Santo e no município de Vitória, entre o século XIX e os dias atuais. Para tanto, utilizou-se o método de inspiração fenomenológica pautado na hermenêutica de Heidegger, aberto à pesquisa qualitativa, e um estudo de caso, todos voltados à compreensão do fenômeno em estudo, com vistas à obtenção analítica do tema. Para obtenção de dados, foram utilizados os documentos legais referentes à avaliação da aprendizagem na EJA, as observações feitas no cotidiano da escola e a coleta de depoimentos. A interpretação e compreensão construídas a partir dos resultados obtidos nos possibilitaram chegar à identificação de três unidades de significado, aqui denominadas como: a) avaliação como classificação; b) avaliação como prática de dominação: seu poder simbólico; e c) o não avaliar como mascaramento do não ensinar.por
dcterms.creatorNASCIMENTO, C. M. V.-
dcterms.issued2011-08-19-
dcterms.subjectAvaliação da aprendizagempor
dcterms.subjectExclusão escolarpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeIvone Martins de Oliveira-
dc.contributor.refereeSANTOS, W.-
dc.contributor.refereeMETTRAU, M. B.-
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_5278_CLAUDENICE MARIA VERAS NASCIMENTO.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.