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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTristão, M.
dc.date.accessioned2016-08-29T11:11:39Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T11:11:39Z-
dc.identifier.citationVIEIRAS, R. R., Os usos e as traduções da Educação Ambiental na produção do cotidiano escolarpor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2301-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleOs usos e as traduções da Educação Ambiental na produção do cotidiano escolarpor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractProcura discutir a relação cultura-natureza a partir de uma perspectiva da fragmentação realizada na modernidade, por meio do pensamento cartesiano. Aborda a relevância de um pensamento complexo para a educação ambiental, em que se reconheça a importância de nos percebermos como parte da natureza, integrantes e interdependentes dela. Tem como foco a educação ambiental produzida/tecida e traduzida no cotidiano escolar. Apresenta, como um dos objetivos principais, a problematização dos diferentes usos da educação ambiental realizados pelos sujeitos praticantes do cotidiano escolar, bem como a tradução apresentada pelas pessoas que desse cotidiano fazem parte. Envolve-se metodologicamente com a proposta dos/nos/com os cotidianos e pressupostos da cartografia, buscando acompanhar e compreender as narrativas e práticas cotidianas presentes em duas escolas públicas do município de Colatina, no Espírito Santo. No acompanhar do processo, ocorre a intervenção e nessa, a pesquisa busca a probematização das práticas ambientais presentes no cotidiano de cada uma dessas escolas. Partindo da ideia de que toda pesquisa também é uma aposta política, esta se envereda pelo reconhecimento de que, na complexidade cotidiana escolar, estão presentes práticas ambientais que podem ser potencializadas e potencializar novas formas de ser e estar no mundo. Considera, portanto, que muitas práticas ambientais cotidianas ocorrem em contextos nem sempre visíveis aos olhos de uma racionalidade unívoca e que, embora algumas possam ser consideradas reducionistas, percebe-se uma educação ambiental em movimento, sendo tecida no cotidiano escolar. Tal movimento está atrelado às práticas cotidianas que, se potencializadas, podem contribuir significativamente para a predominância de relações mais éticas e comprometidas com o meio ambiente, minando o paradigma dicotômico cultura-natureza.por
dcterms.creatorVIEIRAS, R. R.
dcterms.issued2012-04-20
dcterms.subjectEducação ambientalpor
dcterms.subjectCotidiano escolarpor
dcterms.subjectUsos e traduçõespor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Educaçãopor
dc.contributor.refereeGUIMARAES, M.
dc.contributor.refereeFERRACO, C. E.
dc.contributor.refereeCARVALHO, J. M.
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