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Título: A formação de jovens e adultos no município de Colatina e a (não) inclusão desses sujeitos ao Proeja
Autor(es): Guimarães, Kênia Cristina Tinelli
Orientador: Oliveira, Edna Castro de
Data do documento: 5-Out-2012
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente estudo problematiza a inclusão de alunos da educação básica no Proeja do Ifes Campus Colatina, tendo em vista que a maioria dos sujeitos que frequenta esse curso já concluiu o ensino médio. Para tanto, buscou levantar junto aos alunos jovens e adultos trabalhadores e trabalhadoras as razões que lhes têm impedido/dificultado o acesso ao Proeja. A pesquisa, com enfoque qualitativo, concretizou-se por meio de um estudo de caso, tendo como lócus três escolas, em âmbito estadual e federal, que ofertam a EJA, em nível de ensino médio, no município de Colatina – ES. Participaram da pesquisa 352 alunos, 09 professores e 03 gestores. Os instrumentos utilizados para coleta e produção de dados envolveram questionários, com questões abertas e fechadas, análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupo focal com 09 alunos. A abordagem teórica utilizada explora, a partir de fontes históricas, os contextos e as funções da EJA, dialoga com a produção teórica do campo trabalho e educação e suas repercussões na proposição do Documento Base do Proeja, em interlocução com autores que tematizam os processos de exclusão e inclusão escolar. A partir da análise documental e dos dados selecionados, o estudo evidencia, dentre outras, as seguintes questões: há uma forte marca da suplência como um modelo de oferta, da rede estadual, no município, que acaba por se constituir como a opção de formação buscada pelos alunos, para concluírem o ensino médio de forma mais rápida; a oferta do ensino médio integrado no Proeja do Ifes Campus Colatina, além de ser ínfima, tem interditado o acesso dos alunos com trajetórias descontínuas de formação e colocado a necessidade de se aprofundar estudos sobre a qualidade dessa oferta, para os alunos da EJA, tendo em vista a reconhecida excelência da instituição federal.
This study questions the inclusion of students of basic education in Proeja's courses in Ifes Campus Colatina, considering that most subjects attending to this course have completed high school. Therefore, we sought to raise with students and young adult workers the reasons that have prevented / hindered the access to Proeja. The research with a qualitative approach became a reality through a case study having as locus three schools in state and federal level, that offer EJA in high school level in the town of Colatina - ES. Participants were 352 students, 09 teachers and 03 administrators. The instruments used for data collection and production involved questionnaires with open and closed questions, document analysis, semi-structured interviews and focus groups with 09 students. The theoretical approach explores, from historical sources the contexts and functions of EJA, in dialogue with the theoretical production of the field work and education and its impact on proposition of the Base Document of Proeja's courses. Authors that analyze the processes of exclusion and inclusion in schools are also called to participate in these dialogues. From the document analysis and the data selected, considering the research problem in focus, this study presents, among others, the following issues: there is a strong mark of suppletive education as a model of the offering from the state's and the city's educational network, which turns out to constitute itself as the option for education sought by students to graduate from high school more quickly, the offer of integrated high school in Proeja's courses in Ifes Campus Colatina, besides being very small, has, in its way, interdicted the access of students with discontinuous trajectories of education, and placed on the need for further studies on the quality of this offering for students of EJA, in view of the excellence of the federal institution
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2323
Aparece nas coleções:PPGE - Dissertações de mestrado

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