Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2461
Title: A Produção de Sentido Tecida na História de Vida de uma Professora Egressa do Curso de Artes Visuais Ead
Keywords: História de vida;Artes Visuais;semiótica;educação a distâ
Issue Date: 24-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Citation: GOMES, M. G. M., A Produção de Sentido Tecida na História de Vida de uma Professora Egressa do Curso de Artes Visuais Ead
Abstract: Esta pesquisa investiga uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais, modalidade EAD oferecido pela UFES no Polo UAB Aracruz ES, fazendo um recorte temporal de sua trajetória de vida antes, no inicio e ao final do referido curso para então realizar o entrelaçamento destas análises e reconstituir os modos de ser desta professora buscando responder a seguinte questão: Como é constituída a docência de uma professora egressa do Curso de Graduação em Artes Visuais Licenciatura na Modalidade EAD? Para isso, realizamos a análise de um corpus composto por narrativas da professora oriundas de entrevista, e-mail, textos produzidos para a pesquisa; conteúdos de seu blog e facebook, além de fotografias e materiais pedagógicos desenvolvidos em sua docência. Objetivando reconstruir essa trajetória, utiliza-se como fundamentação a metodologia história de vida e os teóricos Nóvoa (2007, 2009), Goodson (2007), Moita (2007), Fontoura (2007) e Weiss (2013). As análises dos documentos e narrativas foram feitas utilizando os pressupostos teóricos e metodológicos da semiótica francesa e as contribuições de Landowski (2002, 2014). Para fundamentar as análises no que se refere às concepções referentes à metodologia do ensino de Artes Visuais, nos apoiamos em Fusari e Ferraz (1993), Iavelberg (2014), Pillar (2011) e Rebouças (2015). Os resultados da pesquisa apontam que por meio da metodologia história de vida é possível compreender as relações entre as experiências de vida que constituem os modos de ser dessa professora na busca seu objeto de valor, uma docência que a singulariza. Apontam ainda para a importância da valorização de profissionais mais experientes na formação dos demais. O curso de artes visuais na modalidade EAD atuou como mais um componente de uma formação que se constituiu no diálogo edificado no cotidiano de sua docência nas escolas e com o registro das práticas, o que possibilitou tanto a reflexão sobre o trabalho realizado como a constituição de seu papel como formadora de professores.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2461
Appears in Collections:PPGE - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese_9018_Dissertação - Maria Goretti Moro Gomes.pdf7.67 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.