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Title: Avaliação institucional na educação infantil : percursos formativos
Keywords: Educação de crianças;Avaliação educacional;Professores - Formação;Qualidade (Educação)
Issue Date: 18-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: Esta pesquisa focaliza a avaliação institucional no cenário da Educação Infantil (EI), realçando o conjunto de demandas e conquistas que mobilizam diferentes sujeitos em defesa do atendimento com qualidade às crianças de 0 a 5 anos de idade e da formação como valorização do trabalho docente. Como objetivo geral, buscamos compreender as ressonâncias da avaliação institucional nos processos de formação continuada, considerando o cenário das políticas públicas educacionais atuais. Assim, exploramos os percursos formativos de docentes que participaram do processo avaliativo em dois Centros Municipais de EI (CMEI), num município do Espírito Santo. Com ancoragem em referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos (BAKHTIN, 2002, 2009, 2010a, 2010b, 2011), vinculados às concepções de responsividade, excedente de visão, alteridade e relações dialógicas, articulamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa e de caráter exploratório, com procedimentos de análise documental e entrevistas semiestruturadas. No contexto das políticas públicas, a análise documental evidencia que os processos de elaboração dos documentos oficiais, se sustentam numa perspectiva coletiva e participativa, o que fortalece as concepções do campo da EI e as lutas que permanecem no quadro de avanços já conquistados. No contexto das práticas vivenciadas nos CMEI, as análises dos dados indicam que a avaliação institucional marca um momento significativo de encontro entre as famílias, docentes e demais profissionais para avaliar a qualidade da EI que é ofertada às crianças. Evidenciam que as ressonâncias da avaliação institucional na formação continuada potencializam a interlocução entre esses dois processos e ampliam a compreensão de suas interveniências no trabalho educativo compartilhado.
This research focuses on the institutional evaluation in the scenario of Early Childhood Education (ECE) highlighting all the requirements and achievements that mobilize different subjects in defense of quality care for children 0-5 years old, and training as valuation of teaching work. As a general goal, we sought to understand the resonances of the institutional evaluation in the processes of continued education, considering the current scenario of educational public policies. Therefore, we explore the training courses of teachers who participated in the evaluation process in two Municipal Centers of ECE (MCECE) in a county of Espírito Santo - Brazil. With anchoring in theoretical and methodological references Bakhtinian (BAKHTIN, 2002, 2009, 2010a, 2010b, 2011), linked to concepts of responsiveness, surplus of vision, alterity, and dialogical relation, we articulate as methodology research of qualitative approach and exploratory study, with document analysis procedures and semi structured interviews. In the context of public policies, the document analysis shows that the process of drafting official documents are supported in a collective and participatory approach, which strengthens the concepts of the field of ECE, and struggles that remain in the frame of advances already achieved. In the context of experienced practices in the (MCECE), analyzes of the data indicate that the institutional evaluation marks a significant moment of encounter between families, teachers and other professionals to evaluate the quality of ECE that is offered to children. It is shown that resonances of the institutional evaluation in the continued education empower the dialogue between these two processes, and broaden understanding of their intervenience in the shared educational work.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2464
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