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Título: O uso de geoinformação na gestão pública universitária : estudo do contexto capacitante para o desenvolvimento do conhecimento científico
Autor(es): Rizzo, Cássia Gisele de Morais
Orientador: Dias, Taciana de Lemos
Data do documento: 3-Jul-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Esta dissertação propõe a utilização de método baseado em Sistema de Informação Geográfica (SIG) para visualizar e gerir os produtos e os recursos utilizados pelos pesquisadores no processo de conhecimento científico nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). Como propõe a modelagem conceitual de uma ferramenta tecnológica, o pressuposto a ser adotado é de que as ferramentas de geoinformação agregam qualidades ao contexto capacitante necessário à geração de conhecimento, otimizando e facilitando a comunicação e transferência do conhecimento científico tácito e explícito, qualificando o processo de acesso e disseminação da produção científica docente nas IFES, contribuindo na visualização da estrutura científica das IFES e promovendo o processo identitário como "Universidade Virtual", estruturada em redes e sintonizada com o processo de internacionalização da produção científica. O objetivo da pesquisa é demonstrar a partir de um modelo conceitual baseado nas tecnologias de geoprocessamento as contribuições positivas da geoinformação na efetividade da gestão pública universitária, traduzida pelo contexto capacitante existente e pelos avanços no processo de comunicação do potencial e da produtividade científica das IFES, influenciando especialmente o acesso e disseminação do conhecimento tácito dos docentes pesquisadores. A pesquisa é classificada como exploratória e pretende perceber a interação entre os elementos do processo de conhecimento científico, visualizados através dos mapas, compreendendo o espaço geográfico de forma integrada e sistêmica com o uso das tecnologias de geoprocessamento que permitem a realização de novas operações de armazenamento e análise dos dados provenientes de vários bancos de dados e repositórios. O modelo conceitual demonstrativo foi construído a partir da realidade observada na estrutura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Para o estudo do modelo, os dados foram coletados de bancos de dados científicos de acesso livre, de bancos de dados institucionais, de páginas institucionais dos programas de pós-graduação na web, de informações coletadas nos setores vinculados a gestão do espaço físico na UFES e de entrevistas semi-estruturadas com representantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Tecnologia da Informação da UFES.
This master's thesis proposes the application of a method based on Geographic Information System (GIS) to view and manage the products and the resources used by researchers in scientific knowledge process in the Federal Institutions of Higher Education (IFES-Brazil). As it proposes the conceptual modeling of a technological tool, the assumption being adopted is that the geo-information tools add qualities to the enabling context that is necessary for generating knowledge, optimizing and facilitating the communication and the transfer of tacit and explicit scientific knowledge, qualifying the process access and dissemination of teaching scientific production in IFES, contributing like that to the whole preview of scientific structure of IFES and promoting the identity process as "Virtual University", structured network and tuned to the process of internationalization of scientific production. The purpose of the research is to prove the positive contributions from geo-information in the effectiveness of public university management starting from a conceptual model based on GIS technologies. It is translated by the existing enabling context and the advances in the potential communication process and scientific productivity of IFES, especially influencing the access and dissemination of tacit knowledge of teachers researchers. The research is classified as exploratory-descriptive and aims to understand the interaction between the elements of scientific process, viewed through the maps, understanding the geographic area in an integrated and systematic way with the use of GIS technologies that enable the realization of new storage operations and analyzing data from multiple databases and repositories. The demonstrative conceptual model was built from the reality observed in the structure of the Federal University of Espírito Santo (UFES). The data used for studying the conceptual model were collected from scientific databases of open access, from institutional databases, institutional webpage's post-graduate programs, from information collected in sectors related to management of the physical space in UFES and semi-structured interviews with representatives of the Dean of PostGraduate Studies and also with the UFES Information Technology Center.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2493
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