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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDIAS, T. L.
dc.date.accessioned2016-08-29T11:12:22Z-
dc.date.available2016-07-11
dc.date.available2016-08-29T11:12:22Z-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, M. B. A., Usabilidade e Qualidade da Informação: Avaliação do Portal do Aluno na Universidade Federal do Espírito Santopor
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2502-
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.titleUsabilidade e Qualidade da Informação: Avaliação do Portal do Aluno na Universidade Federal do Espírito Santopor
dc.typemasterThesisen
dcterms.abstractO presente trabalho tem por objetivo avaliar o Portal do Aluno da Universidade Federal do Espírito Santo, identificando fatores associados à usabilidade que afetam a percepção de qualidade da informação e diferenciando grupos de usuários em função da usabilidade do Portal. Para tanto, foi realizado um levantamento por meio de um questionário aplicado aos usuários, com abordagem predominantemente quantitativa. Foi descrito o perfil dos alunos, o contexto em que utilizam o Portal e qual avaliação fazem dos relatórios e atividades. A partir do modelo elaborado no estudo, no qual a usabilidade contou com seis dimensões (facilidade de aprendizado, facilidade de memorização, eficiência, satisfação, suporte a erros e utilidade), constatou-se que, com exceção da facilidade de aprendizado, as demais dimensões possuem significância estatística na percepção da qualidade da informação, sendo a mais influente a dimensão satisfação. Por meio da análise de conglomerados, foram identificados três grupos, com base nas avaliações dos fatores associados ao atendimento de suas expectativas e aos resultados do uso do portal (satisfação, eficiência e utilidade): o primeiro grupo composto por alunos que avaliaram melhor estes fatores bem como as atividades, os relatórios e a qualidade da informação do Portal; o segundo que avaliaram medianamente; e o terceiro que avaliaram pior. Através da regressão simples utilizando a média das dimensões de usabilidade, verificou-se também que a qualidade da informação está fortemente correlacionada (r=0,7) com a usabilidade do Portal, tendo um poder de predição de 49%. Também foram obtidas respostas acerca do que era mais confuso e sugestões de melhorias que ajudaram a formular, conjuntamente com as demais análises, as propostas do Plano de Intervenção. Embora ainda apresente deficiências, em uma escala de 0 a 5, o Portal foi avaliado acima da média na dimensão satisfação (3,42), bem como obteve média geral de qualidade da informação de 3,31 e de usabilidade de 3,69 . Desta forma, pode-se dizer que ele tem cumprido sua função.por
dcterms.creatorOLIVEIRA, M. B. A.
dcterms.issued2014-07-29
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.coursePrograma de Pós-Graduação em Gestão Públicapor
dc.contributor.refereeROSEMBERG, D. S.
dc.contributor.refereeCARNEIRO, T. C. J.
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