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Title: O Processo de Gestão do Design no Arranjo Produtivo do Vestuário de Colatina: uma Investigação a Partir do Capital Social.
Keywords: capital social;desenvolvimento local;design;moda
Issue Date: 27-Mar-2006
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: estudo é orientado pelas seguintes questões: a modernidade, o consumo da moda, o design e a sua adoção no processo produtivo. A abordagem é ampla e envolve a compreensão do desenvolvimento local, vista através da noção do capital social. A questão central do projeto está em contribuir para a compreensão de como ocorre o processo de gestão do design, no modelo de desenvolvimento local atualmente constituído no arranjo produtivo do vestuário, e qual a sua relação com a noção capital social. Fatores que podem permitir à indústria da moda fazer frente aos desafios da economia globalizada com a perspectiva de políticas locais de desenvolvimento. Trata-se de um estudo realizado por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, tendo como contexto da pesquisa o arranjo produtivo do segmento de confecções do município de Colatina, Espírito Santo, através de levantamentos bibliográficos, observações e entrevistas em profundidade com nove atores, profissionais de várias partes da cadeia produtiva no arranjo produtivo. No momento em que o design está fundamentado no âmbito cultural e a moda vem carregada de simbolismo e subjetividades, é preciso entender que não se trata de analisar as empresas, isoladamente. São examinadas neste trabalho as relações do capital social nos circuitos sociais, na transmissão da inovação e do conhecimento. Conclui-se que o processo de adoção do design no arranjo produtivo de confecções de Colatina é vivenciado no território mais amplo da cidade. Apesar de estar em estágio inicial, esse arranjo possui características da noção de capital social, que bem desenvolvidas poderão transformar a cidade em um centro de referência em moda. Ao longo dos últimos anos foi se construindo o que se pode chamar de cultura da confecção. Palavras chaves: capital social, desenvolvimento local, design, moda, modernidade, subjetividades.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2787
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