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Title: Constituições de Sujeitos nas Relações Sociais de Consumo: um Estudo de Peças Publicitárias no Setor Bancário.
metadata.dc.creator: Lima, Leonardo Vasconcelos Mattos
Keywords: marketing;Consumo;linguagem;publicidade;subjetividade;consumption;language;publicity;subjectivity
Issue Date: 29-Mar-2007
Publisher: Universidade Federal do Espírito Santo
Abstract: O aumento do poder influenciador dos novos aparatos do capital enquanto produtores de modos de existência, vem se consagrando mundialmente como um fenômeno histórico que, de certa forma, consolida o papel do marketing na constituição de desejos e subjetividades dos consumidores modernos. Cada vez mais as empresas criam mecanismos para se aproximarem de seu público-alvo e a utilização da publicidade é algo quase que obrigatório quando falamos de estratégias para alcance e persuasão dos consumidores. O presente trabalho trata do marketing e de algumas de suas manifestações, no que se refere a sua influência no estímulo de desejos e necessidades. Para isso estuda a concepção de empresas anunciantes sobre o comportamento dos consumidores de serviços bancários, à luz de um referencial teórico específico e de uma pesquisa empírica qualitativa que analisa a mediação de peças publicitárias nas relações de consumo. As etapas compreendidas no trabalho são as seguintes: exposição do problema de pesquisa, objetivos e relevância do estudo; levantamento de uma teoria que auxilie na discussão sobre os elementos constitutivos; consideração dos aspectos metodológicos utilizados; descrição e análise do objeto de pesquisa, e; relato e avaliação dos resultados obtidos. Esta última etapa visa conferir ao trabalho algumas considerações sobre a significância da proposta para o campo da Administração, no sentido de como podemos perceber a tentativa de influência dos apelos publicitários na mudança dos padrões de comportamento de consumo.
The increasing of influence power of the new capital apparatus as a life-style productors comes consecrating around the world as one of the historical phenomenons that, in some way, consolidates the marketing role in the constitution of desires and subjectivities of modern consumers. Everyday more, the enterprises create some kind of mechanism to approaching of their target people and the use of publicity is almost mandatory thing when we talk about consumers reaching and persuating strategies. The present work treats of marketing and some of it´s manifestations, in the refering of it´s influency in stimulation of desires and necessities. For this, makes a study of the announcer enterprises conception about the bancary services consumers behaviour in the light of a specific theoric reference and a qualitative empiric research, that proceed an analysis of publicitary field piece in the consumption relationship. The work compreending the following phases: exposure of research problem, objectives and relevancy of study; a theory survey that helps in the discussion of constitutive elements; consideration of used metodologic aspects; description and analysis of research object, and; relate and avaliation of obtained results. This last phase look give to work some considerations about the proposition significancy to the Management field, in sense of how we can perceive the influency attempt of publicitary appeal in the shift of consumption behaviour patterns.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2795
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