Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufes.br/handle/10/2805
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSant´Anna, Sérgio Robert de-
dc.creatorCordeiro, Fábio dos Santos-
dc.date.accessioned2016-08-29T14:09:25Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T14:09:25Z-
dc.date.issued2007-05-30-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2805-
dc.description.abstractEsta dissertação tem como propósito buscar contribuições que alguns estudos desenvolvidos sobre o consumo podem agregar para uma reflexão em torno do marketing. O ponto de partida para este trabalho foi a constatação de que passamos por um momento de transformação e revisão na produção acadêmica sobre marketing no Brasil e no mundo. Nesse sentido, fez-se, inicialmente, uma breve retrospectiva sobre a evolução do marketing como disciplina. Em seguida, foram analisados artigos publicados nos Encontros da Associação dos Programas de Pós- Graduação em Administração ENANPADs que se caracterizaram pela revisão de temas relacionados ao marketing, privilegiados por autores brasileiros dentro de um determinado intervalo de tempo.. No que se refere ao consumo, foi feito um resgate teórico procurando mostrar diversas perspectivas de exploração do tema, para, ao final, colocar em destaque dois autores (Jean Baudrillard e Colin Campbell) cujas obras selecionadas serviram de base para a proposição de formas diferenciadas de reflexão sobre o marketing em si, bem como no diálogo com outras áreas de conhecimento. Finalmente, chegou-se à constatação de que ainda há muitas fronteiras entre o marketing e consumo para serem exploradas, podendo trazer proveitosos resultados para ambos.por
dc.format.mediumtexten
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopen accessen
dc.subjectmarketingpor
dc.subjectconsumopor
dc.subjecttransformaçãopor
dc.subjectENANPADpor
dc.titleMarketing e Consumo: Reflexões em Busca de uma Aproximação Teóricapor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.referee1Carneiro, Teresa Cristina Janes-
dc.contributor.referee1Aragão, Elizabeth Maria Andrade-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.publisher.courseMestrado em Administraçãopor
Appears in Collections:PPGADM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_2207_.pdf533.76 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.