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dc.contributor.advisorBehr, Ricardo Roberto-
dc.contributor.authorPinto, Juliana de Fátima-
dc.date.accessioned2016-08-29T14:09:35Z-
dc.date.available2016-07-11-
dc.date.available2016-08-29T14:09:35Z-
dc.date.issued2013-06-25-
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufes.br/handle/10/2869-
dc.description.abstractThis study aimed to understand and make a critical explain of how the performance appraisal works in the Federal University of Espírito Santo, considering the point of view of education technical and administrative staff (TAE) from classes C, D and E and the immediate supervisors. The analysis turned away from the hegemonic theory and allowed a critical reflection of how the management techniques are being implemented in public administration, in particular in managing people. From the historical aspects of public management reform and of the performance evaluation this study intended to show how the performance appraisal has been applying in the organizations and also differentiate the types of performance appraisal models. This research can be characterized as a qualitative study and the object of study was related to the field of knowledge of public administration. Empirical data were produced by desk research and semi-structured interviews. This study interviewed 28 TAE and 11 immediate supervisors that were selected according to the criteria of the snowball. The content analysis was used for the treatment of interviews. Laws, decrees and resolutions that deal with the topic were also researched. It was observed that the performance appraisal currently used in the university is a 360 degree feedback because multiple participants are involved. The TAE highlighted in the interview the discontent with the performance appraisal, the importance of the evaluation, the fear to judge the immediate supervisor, the subjectivity in the evaluation and the use of performance appraisal as progression system. For the immediate supervisors performance evaluation is indispensable for improving the public service, there is a difficulty to evaluate, a new evaluation system is necessary and like the TAE they seen the performance appraisal as a progression system. It was observed that immediate supervisors and TAE approve the performance appraisal although there is a disappointment with the way this is currently used at the university. With the analysis of the interviews it was possible to verify that the performance appraisal is just another model from the private organizations imported with no criticism to the public administration and does not result in real improvements to public service. It also increases the sense of individuality in preference to community.-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.publisherUniversidade Federal do Espírito Santopor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAvaliação de desempenhopor
dc.subjectReforma gerencialpor
dc.subjectAdministração públicapor
dc.titleAbordagem Crítica da Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Espírito Santopor
dc.typemasterThesisen
dc.contributor.referee1Vieira, Fernando de Oliveira-
dc.contributor.referee2Silva, Alfredo Rodrigues Leite-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi compreender e explicitar criticamente, a partir do entendimento dos servidores técnico-administrativos em educação (TAE) das classes C, D e E e das chefias imediatas, como ocorre a avaliação de desempenho na Universidade Federal do Espírito Santo. A análise afastou-se da teoria hegemônica, permitindo uma reflexão crítica de como as técnicas de gestão vem sendo implementadas na administração pública, em especial no que concerne à política de gestão de pessoas. A partir da apresentação dos aspectos históricos da reforma gerencial e da avaliação de desempenho buscou-se destacar como este instrumento vem sendo utilizado nas organizações e também diferenciar os modelos de avaliação. Este trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo o objeto de estudo relacionado ao campo de conhecimento da administração pública. Os dados empíricos foram produzidos por meio de pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Foram entrevistados 28 TAE e 11 chefias imediatas selecionados conforme o critério da bola de neve. Utilizou-se a análise de conteúdo para o tratamento das entrevistas. Também foram pesquisados leis, decretos e resoluções que tratam sobre o tema. Observou-se que a avaliação de desempenho utilizada atualmente na universidade é um modelo 360 graus por envolver vários participantes. Os TAE destacaram na entrevista a insatisfação com a avaliação de desempenho, a importância da avaliação, o receio em avaliar a chefia imediata, a subjetividade existente na avaliação e o uso da avaliação como sistema de progressão. Para as chefias imediatas a avaliação de desempenho é uma condição para melhoria no serviço público, existe uma dificuldade ao avaliar, há necessidade de mudanças na avaliação e assim como os TAE visualizam a avaliação como um sistema de progressão. Como ponto comum, observou-se que chefias imediatas e os TAE aprovam a avaliação de desempenho, embora exista uma insatisfação quanto à maneira que esta é utilizada atualmente na universidade. Com a análise das entrevistas foi possível verificar que a avaliação de desempenho é somente mais um modelo importado de forma a-crítica das iniciativas privadas e que não resulta em melhorias efetivas no serviço público, levando ao aumento da individualidade em detrimento da coletividade.-
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopor
dc.publisher.initialsUFESpor
dc.subject.cnpqAdministração-
dc.publisher.courseMestrado em Administraçãopor
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