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Título: Literatura oral e performance : a identidade e a ancestralidade no Ticumbi de Conceição da Barra, ES
Autor(es): Schiffler, Michele Freire
Orientador: Nascimento, Jorge Luiz do
Data do documento: 30-Jun-2014
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: O presente trabalho analisa a importância da literatura oral na construção da identidade de comunidades remanescentes de quilombos da região Norte do Estado do Espírito Santo, conhecidas como Sapê do Norte. São observados cantares, enredo, melodia, performance corporal e verbal gravada e transcrita dos Bailes de Congos de São Benedito. O corpus evidencia uma série de tensões sociais que cercam a região das comunidades de Sapê do Norte, sendo possível perceber forte relação entre o patrimônio cultural, a ancestralidade e a questão territorial, assim como constantes processos de desterritorialização e hibridismo nos campos religioso, social e linguístico. Na performance, o tempo passado se faz presente em memórias de tradições africanas que são revividas e atualizadas no momento enunciativo, possibilitando aos sujeitos históricos participantes do Ticumbi a escrita de uma narrativa híbrida, simbólica e tradutora de sua identidade plural. É nesse espaço de tensões que a tradição e a ancestralidade cantadas nos versos dos Bailes de Congos se constituem como o local da cultura, engendrado por lutas e tradições. Local em que a riqueza, a sabedoria e o universo simbólico das comunidades compõem um patrimônio cultural imaterial a ser preservado, difundido e legitimado socialmente.
Esta investigación habla de la importancia de la literatura oral en la construcción de la identidad de comunidades descendientes de quilombos en la región Norte del Estado de Espírito Santo, en Brasil, conocidas por “Sapê do Norte”. Son analisados los cantes, los sucesos de la narrativa, la melodía y la performance del cuerpo y de la voz, grabados y transcritos de los Bailes de Congo de San Benedito. El corpus indica diversas tensiones sociales alrededor de la región de las comunidades de “Sapê do Norte”, em que se percibe fuerte relación entre el patrimonio cultural, la ancestralidad y la pose de la tierra, además de los procesos de desterritorialización y hibridez en la religiosidad, la sociedad y la linguística. En la performance callejera, el tiempo pasado se hace presente en la memoria de las tradiciones africanas revividas y actualizadas en la enunciación, lo que posibilita a los sujetos históricos que hacen parte del Ticumbi la escrita de una narración híbrida, simbólica y traductora de su identidad plural. Es en ese espacio de peleas que la tradición y los ancestros se cantan en los versos de los Bailes de Congos y se hacen como local de la cultura, lleno de luchas y tradiciones. Sitio donde la riqueza, la sabiduría y el universo simbólico de las comunidades componen el patrimonio cultural inmaterial que debe ser preservado, propagado y legitimado socialmente.
This research examines the importance of oral literature in quilombola communities identity building from the North area of Espirito Santo State, known as “Sapê do Norte”. It is observed their singing, their plot, melody, tune, verbal and body performance which were recorded and transcribed from the regional festival “Baile de Congos de São Benedito”. The corpus shows a series of social tensions surrounding the region of “Sapê do Norte” communities, which shows a strong relation between cultural heritage, ancestry, and territorial issues, as well as constant processes of dispossession and hybridism in the religious, social, and linguistic fields. In performance, past time is present in the memories of African traditions, which are lived and updated in speech moments, enabling an hybrid symbolic writing that translates its plural identity narrative for the historical subjects from Ticumbi. It is in this tension space that tradition and ancestrality are sung in verses from the “Bailes de Congo” and became part of the local culture, engendered by traditions and fights. It is a place where wealth, wisdom, and symbolic universe of communities comprise an intangible cultural heritage to be preserved, wide spread and socially legitimated.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3170
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