Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufes.br/handle/10/3297
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Caser, Maria Mirtis | - |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T14:11:33Z | - |
dc.date.available | 2016-07-11 | - |
dc.date.available | 2016-08-29T14:11:33Z | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3297 | - |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.subject | Vestido de noiva | por |
dc.subject | Bodas de sangre | por |
dc.subject | Comparative literature | eng |
dc.subject | Theatre | eng |
dc.title | Tragédia no palco : o casamento em Bodas de sangre, de García Lorca, e Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.subject.udc | 82 | - |
dc.subject.br-rjbn | García Lorca, Federico, 1898-1936 | - |
dc.subject.br-rjbn | Rodrigues, Nelson, 1912-1980 | - |
dc.subject.br-rjbn | Literatura comparada | por |
dc.subject.br-rjbn | Teatro | por |
dcterms.abstract | Trata-se de analisar, numa perspectiva comparativista, a representação do casamento, nas peças teatrais Vestido de noiva (1943) de Nelson Rodrigues e Bodas de sangre (1933) de Federico García Lorca, a fim de se verificar o tratamento dado pelos dois dramaturgos aos triângulos amorosos, denunciados durante a cerimônia de casamento dos protagonistas. Nelson Rodrigues mostra um cenário brasileiro em que se delineia um conflito vivenciado por mulheres da classe média burguesa e urbanizada de uma sociedade moderna. Em García Lorca desvendam-se os sentimentos amordaçados das mulheres espanholas em suas relações afetivas, em um espaço rural e conservador. As duas obras têm na paixão e na transgressão de imposições morais, religiosas e legais a fonte de todos os atritos, que resultam na morte de suas personagens principais. As duas Guerras Mundiais e a Guerra Civil espanhola marcam o tempo das tragédias pessoais na dramaturgia dos dois autores. | por |
dcterms.abstract | The research analyses, on a comparative approach, the wedding representation in the theatre plays Vestido de noiva (1943) by Nelson Rodrigues and Bodas de Sangre (1933) by Federico Garcia Lorca aiming at verifying the treatment given by the dramatists to love triangles, announced during the protagonists wedding ceremony. Nelson Rodrigues depicts a Brazilian scenario in which is displayed a conflict lived by middle-class bourgeoisie women in an urbanized modern society. Garcia Lorca’s play represents the muzzled feelings of Spanish women in their affective relations taking place in a rural and conservative space. The two oeuvre have passion and transgression of moral, religions and legal imposition as sources of all conflicts, that will result in the death of its main characters. The two World Wars and the Spanish Civil War mark the time of personal tragedies in the playwriting of both authors. | eng |
dcterms.creator | Oliveira, Rociele de Lócio | - |
dcterms.format | Text | eng |
dcterms.issued | 2015-02-26 | - |
dcterms.language | por | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.publisher.course | Mestrado em Letras | por |
dc.contributor.referee | Celedón, Esteban Reyes | - |
dc.contributor.referee | Oliveira, Ester Abreu Vieira de | - |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses de doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
tese_8601_Dissertac?a?o Rociele texto para impressa?o capa dura.pdf | 7.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.