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http://repositorio.ufes.br/handle/10/3556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SCHWARTZ, C. M. | |
dc.date.accessioned | 2016-08-29T15:07:37Z | - |
dc.date.available | 2016-07-11 | |
dc.date.available | 2016-08-29T15:07:37Z | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, D. N. A., Poder e relações políticas na educação: o Método Lancaster no ensino público do Espírito Santo (1827 a 1860) | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufes.br/handle/10/3556 | - |
dc.format.medium | text | en |
dc.publisher | Universidade Federal do Espírito Santo | por |
dc.title | Poder e relações políticas na educação: o Método Lancaster no ensino público do Espírito Santo (1827 a 1860) | por |
dc.type | doctoralThesis | en |
dcterms.abstract | Trata o presente de uma pesquisa histórica que abordou o Método Lancasteriano na educação pública do século XIX na Província do Espírito Santo. Analisa a escolarização entre 1827 a 1871 para verificar a presença do Método Lancasteriano e suas estratégias. Usa o método indiciário como suporte à pesquisa. Aborda a técnica disciplinar contida no trabalho de Joseph Lancaster a partir de suas obras, fontes originais do século XIX, disponibilizadas pelo British School Museum de Hitchin em Londres. Descreve as estruturas e materiais pedagógicos descritos por Lancaster para ampliar o ensino e dinamizar a escolarização no oitocentos. Tem como objetivos investigar o poder e as relações políticas que se inseriram na educação pelo Método Lancasteriano, analisar políticas e práticas pedagógicas desenvolvidas na educação e discutir as relações de poder contidas no discurso oficial dos agentes responsáveis pela educação na Província do Espírito Santo. Descreve o Método Lancasteriano as estruturas e materiais pedagógicos tais como: as salas de aula, as caixas de areia, as tábuas de ardósia, os comandos lancasterianos, as punições e recompensas. Demonstra que a racionalidade do Método foi inserida no Brasil pós-independente para formar um sistema de educação amparado pelo Estado monárquico e a igreja católica. Descreve a Lei Januário da Cunha Barbosa e a Reforma Couto Ferraz como medidas legislativas que formalizaram o Método Lancasteriano no Brasil como uma estratégia para disciplinar, pregar a civilidade ordeira, o amor à pátria e a devoção religiosa. Descreve a educação na Província do Espírito Santo de 1827 a 1871 através dos discursos dos Presidentes da Província, demonstrando a aderência ao Método Lancasteriano. Discute o Espírito Santo e os aspectos políticos que deram perspectivas à educação para se consolidar e disciplinar o povo. Descreve as fontes primárias contidas no Arquivo Público e demonstra o Método Lancasteriano nos Jornais do século XIX, e no Regimento das Escolas de Primeiras Letras de 1871. Em visita técnica, faz uma comparação in loco entre as fontes primárias lancasterianas do Espírito Santo e as fontes arquivadas no British School Museum, de Hitchin, no Reino Unido, demonstrando que há semelhanças e diferenças entre o Método Lanacasterino nos dois lócus e que as estratégias políticas estavam inseridas na educação como forma de exercício de poder. | por |
dcterms.creator | FERREIRA, D. N. A. | |
dcterms.issued | 2015-08-24 | |
dcterms.subject | História da Educação Método Lancasteriano ES | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.publisher.initials | UFES | por |
dc.publisher.course | Doutorado em História | por |
dc.contributor.referee | OLIVEIRA, E. A. M. | |
dc.contributor.referee | FRANCO, S. P. | |
dc.contributor.referee | SILVA, D. C. | |
dc.contributor.referee | GOMES, M. R. L. | |
Aparece nas coleções: | PPGHIS - Teses de doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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