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Título: Da produção de texto à produção de sentido : análise de textos produzidos a partir da orientação de um manual didático
Autor(es): Fonseca, Edwiges da
Orientador: Abrahão, Virginia Beatriz Baesse
Data do documento: 16-Jun-2015
Editor: Universidade Federal do Espírito Santo
Resumo: Analisando os textos dos alunos na sua produção de sentido, essa pesquisa teve por objetivo trazer à tona discussões sobre a relação sujeito e texto (Antunes, 2003, 2005 e 2009), bem como interpretação (Marcondes, 1994) e produção de sentido (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Tendo por base uma perspectiva enunciativa (Guimarães, 1999), o texto é considerado a partir das suas condições histórico-sociais de produção. Inscrevendo-se no âmbito da Linguística Aplicada, pretendeu-se, através da pesquisa-ação integral e sistêmica (PAIS), um olhar sobre os textos, sendo eles considerados a partir das condições de produção de alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola da periferia. Olhando para a linguagem presente nos textos, o que se observou foram sujeitos que, apesar dos inúmeros apagamentos que sofrem, têm o que dizer. Com uma escrita que demonstra grandes possibilidades de organização e desenvolvimento textual, sua linguagem encontra-se enredada nas amarras das suas angústias enquanto sujeitos entranhados no seu universo social. A sua condição de interpretação encontra-se restringida, portanto, ao próprio cerceamento imposto pela premência do embate social. Numa linguagem entrecortada e desregulada, o seu distanciamento com relação à escrita formal denota situação de exclusão e alijamento de uma vida cidadã.
Analysing students’ texts in its sense production, this research aimed at raising discussions about the relationship between subject and text (Antunes, 2003, 2005 e 2009), just as well interpretation (Marcondes, 1994) and sense production (Abrahão, 2002, 2011 e Mari, 1991). Based on a enunciative perspective (Guimarães, 1999), the text is considered from its socio-historical conditions of production. Within the field of Applied Linguistics, this research had the objective of a view on the texts through the integral and systemic research-action (ISRA), taking into account the conditions of production of students in the last year of high school from a school in the slum. By analysing the use of the language in the texts, what was observed were subjects subsumed in their social conditions. With a writing style that shows great possibilities of organization and textual development, its language is intertwined with its anguishes while subjects rooted in their social universe. The condition of interpretation is restricted, therefore, to the imposed limitations by the pressure of the social conflict. In a broken and uneven language, the distance in relation with the writing demonstrates a situation of exclusion and detachment of a citizen life.
URI: http://repositorio.ufes.br/handle/10/3787
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